Ducati celebra 30 anos da icônica Monster com edição especial - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Ducati celebra 30 anos da icônica Monster com edição especial

A lendária Ducati Monster, conhecida por popularizar o segmento de motocicletas naked, está comemorando 30 anos de história com uma edição especial impressionante. Desde sua estreia em 1993, a Monster tem sido aclamada como uma celebração do minimalismo de duas rodas, com seu design simples e inovador, que captura a essência da liberdade sobre duas rodas.

A edição especial de 30 anos mantém o chassi estilo superbike, o guidão largo e o estilo sem carenagem, características que tornaram a Monster tão icônica ao longo dos anos. Embora o famoso quadro de treliça de aço tenha sido substituído em 2020 por uma arquitetura de alumínio mais leve, o charme da Monster permanece intocado.

 

Visualmente, a motocicleta se destaca com sua marcante pintura tricolor italiana. O tanque é pintado em vermelho e branco, enquanto a cauda ostenta as cores branca e verde. Além disso, o assento é bordado com um logotipo especial de 30 anos, e os aros são combinados com a cor do garfo Ohlins NIX30, criando um visual único e comemorativo.

 

No entanto, a edição especial oferece muito mais do que apenas um design exclusivo. O motor “Testastretta” de dois cilindros com refrigeração líquida continua entregando impressionantes 111 cavalos de potência, mas várias melhorias foram feitas para aumentar o desempenho. O garfo Ohlins reduz o peso e melhora a altura do solo, enquanto as pinças dianteiras, flanges de alumínio e os discos de freio Brembo Stylema foram redesenhados para maior leveza e eficiência.

Outra atualização significativa está nos novos aros forjados, que contribuem para a redução do peso não suspenso em 4,1 libras, resultando em uma diminuição de 21,8% no momento de inércia da roda dianteira e 26,9% na roda traseira. Essas mudanças se traduzem em um desempenho ainda mais ágil e emocionante.

No departamento eletrônico, a edição especial do 30º aniversário da Monster vem equipada com um conjunto avançado de recursos. O sistema inclui ABS padrão nas curvas, controle de tração e controle de roda. Além disso, os motociclistas podem selecionar entre os modos Sport, Road e Wet Riding, personalizando a experiência de pilotagem conforme a preferência e as condições das estradas.

Como uma verdadeira edição de colecionador, apenas 500 exemplares da Ducati Monster de 30 anos serão produzidos. Destes, apenas 100 estarão disponíveis nas concessionárias dos Estados Unidos, com um preço sugerido de $ 18.595, a partir do início de 2024. Os aficionados por motocicletas e os fãs da icônica Monster não vão querer perder a oportunidade de possuir essa peça exclusiva da história da Ducati.