Mostra 100 Anos traz à luz a Rádio Sociedade na Casa da Ciência - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Mostra 100 Anos traz à luz a Rádio Sociedade na Casa da Ciência

A Casa da Ciência, vinculada à Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), apresenta com orgulho a exposição “Rádio Sociedade: 100 anos de rádio no Brasil”, uma homenagem marcante ao centenário da emissora pioneira no país. Esta iniciativa inédita resulta de uma colaboração entre a Rádio MEC, pertencente à Empresa Brasil de Comunicação (EBC), o Instituto Nacional de Comunicação Pública da Ciência e Tecnologia (INCT-CPCT) e a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz), unindo esforços para trazer à luz o rico acervo da Rádio Sociedade.

A exposição oferece aos visitantes uma fascinante jornada pela história dessa icônica emissora. Por meio de imagens, objetos e áudios preciosos, os visitantes poderão mergulhar nas raízes do rádio no Brasil e experimentar programas antigos de forma envolvente e interativa. Um dos momentos altos dessa exposição é a lembrança da visita do renomado cientista Albert Einstein à sede da Rádio Sociedade, em 1925, apenas dois anos após sua fundação.

A criação da Rádio Sociedade coincidiu com um período de consolidação da comunidade científica brasileira. Atuando como um veículo educativo e de divulgação científica, a emissora desempenhou um papel fundamental ao estabelecer um diálogo entre os cientistas pioneiros e a sociedade brasileira da época. Luisa Massarani, pesquisadora da COC/Fiocruz e curadora da exposição, destaca a relevância desse aspecto histórico e ressalta como a exposição reflete essa conexão única.

 

Thiago Regotto, gerente-executivo de Rádios da EBC, enfatiza a participação ativa da sociedade e da comunidade científica nos primórdios do rádio no Brasil. Para ele, a exposição é um testemunho desse envolvimento profundo e reitera a importância de compartilhar o legado da Rádio Sociedade com o público atual. Através dessa exposição, a Rádio MEC, a comunidade científica e seus parceiros esperam inspirar a sociedade a abraçar o rádio público e a rica história radiofônica do país.

A mostra não seria possível sem o apoio essencial do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj), instituições que reconhecem a importância de preservar e compartilhar marcos históricos como o legado da Rádio Sociedade.

A exposição “Rádio Sociedade: 100 anos de rádio no Brasil” na Casa da Ciência é uma celebração emocionante do centenário da emissora pioneira e uma oportunidade imperdível para todos os interessados em conhecer a trajetória do rádio no Brasil e sua influência na divulgação científica e cultural ao longo do tempo.

Apresentdor da Rádio MEC Rui Vasconcellos nos estúdios da Empresa Brasil de Comunicação – EBC, no Rio de Janeiro.

 

SERVIÇO

Exposição Rádio Sociedade: 100 anos de rádio no Brasil

Inauguração dia 15 de agosto, às 18h

Datas e horários de visitação: De 15/08/2023 a 8/10 de 2023. Aberto de terça a sábado, das 9h às 20h, e domingos e feriados, das 10h às 16h.

Local: Casa da Ciência (Rua Lauro Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro).

Informações e agendamento: (21) 3938-5444 ou casadaciencia@casadaciencia.ufrj.br