Orquestra Sinfônica Brasileira celebra 83 anos com harmonias marcantes - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Orquestra Sinfônica Brasileira celebra 83 anos com harmonias marcantes

Celebrando seus 83 anos de trajetória, a Orquestra Sinfônica Brasileira (OSB) reafirma seu compromisso com a difusão cultural e transformação através da música. Desde sua fundação em 17 de agosto de 1940, a OSB tem impactado o Brasil e o mundo com apresentações marcantes, projetos educativos e sociais notáveis e uma dedicação incessante à promoção de um vasto repertório musical.

Neste evento comemorativo, agendado para os dias 19 e 20 de agosto na Sala Cecília Meireles, a OSB promete uma festa sinfônica memorável. O programa reúne joias da produção musical nacional, representando tanto as criações do passado quanto as inovações contemporâneas. A regência da noite estará a cargo da maestra renomada Simone Menezes.

A celebração começa com a retumbante volta da OSB Jovem após um intervalo de 11 anos. Sob a batuta do maestro titular Anderson Alves, a jovem orquestra irá abrir o espetáculo com “Batuque” de Lorenzo Fernandez, uma peça enérgica que se tornou um clássico da música brasileira.

Com a participação da OSB no palco, o foco se volta para obras e arranjos do pianista e compositor André Mehmari, que também irá se apresentar ao piano durante o concerto. Destacam-se peças como “Modular Paixões”, uma valsa com harmonia instável que ganhou letra de Luiz Tatit, e a fascinante fantasia “Portais Brasileiros I”, originalmente escrita para sopros e cordas, mas expandida para piano e orquestra sinfônica.

Além disso, os arranjos de Mehmari para “Loro” de Egberto Gismonti e “Bebê” e “Frevo” de Hermeto Pascoal e Gismonti trazem uma abordagem única, permitindo ao piano sobrevoar a orquestra de forma comentativa e integrativa.

A grandiosa noite culmina com a emocionante execução da “Série Brasileira” de Alberto Nepomuceno. Composta quando o autor tinha apenas 27 anos durante seus estudos na Europa, essa suíte é um tesouro da produção musical brasileira e oferece um encerramento digno para os 83 anos da Orquestra Sinfônica Brasileira, marcando seu compromisso contínuo em enriquecer vidas através da música.

 

SERVIÇO:
Concerto Especial de Aniversário – 83 Anos da OSB
Dia 19 de agosto (sábado), às 19h
Concerto Especial de Aniversário – 83 Anos da OSB | Concertos para a Juventude
Dia 20 de agosto (domingo), às 11h
Local: Sala Cecília Meireles (Rua da Lapa, 47 – Centro, Rio de Janeiro)
Ingressos à venda na bilheteria da Sala Cecília Meireles e no site Eleven Tickets