Conheça a região de Graves, o berço dos vinhos de excelência em Bordeaux - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça a região de Graves, o berço dos vinhos de excelência em Bordeaux

A região de Graves, situada ao redor da cidade de Bordeaux, é uma joia no mundo dos vinhos, conhecida por sua diversidade de produção. Seu solo singular, uma “mistura natural com granularidade contínua, de seixos, cascalhos e areia”, proporciona as condições ideais para a vinicultura. Neste terroir abriga-se uma constelação de renomados Châteaux, como Haut-Brion, La Mission Haut-Brion, Pape Clement, Yquem, Haut-Bailly, Olivier, entre outros, que brilham na produção de vinhos tintos, brancos e doces excepcionais.

Ao longo dos séculos, a expansão dos vinhedos de Graves se estendeu desde Bordeaux até regiões mais distantes, como Langon. No século XIX, Pessac e Mérignac eram redutos vitivinícolas com cerca de 150 propriedades. Entretanto, o crescimento urbano implacável fez com que muitos vinhedos desaparecessem, devido ao aumento dos preços das terras.

 

Em 1930, nasceu a denominação Graves, seguida por uma classificação em 1959, onde propriedades notáveis ao norte de La Brède foram distinguidas com base na qualidade e preço de seus vinhos. É notável que alguns châteaux foram classificados pelo vinho branco, demonstrando a diversidade da região.

 

Nesse seleto grupo de 16 châteaux, oito se destacam pela qualidade de seus vinhos brancos, enquanto 13 brilham com tintos de alto padrão. Graves, com sua história rica e solo único, continua a ser um polo de excelência na produção de vinhos, oferecendo uma ampla gama de experiências sensoriais para os amantes da enologia.