Cidade no Coração do Vale Europeu é declarada Capital Nacional do Cicloturismo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Cidade no Coração do Vale Europeu é declarada Capital Nacional do Cicloturismo

Timbó, no Vale Europeu, conquistou recentemente o título de Capital Nacional do Cicloturismo. Esta cidade catarinense, localizada a 170 km de Florianópolis, é o ponto de partida e chegada do renomado Vale Europeu, o pioneiro circuito de cicloturismo do Brasil, inaugurado em 2006.

O reconhecimento veio por meio do Projeto de Lei 5227/19, apresentado pelo senador Esperidião Amin e sancionado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este título honra os esforços incansáveis da comunidade local desde 1997, quando foi criada a Fundação de Cultura e Turismo de Timbó.

Foto/ Fonte: Tonowhere

O Vale do Itajaí, onde se encontra essa região turística, é famoso por abrigar a herança cultural de imigrantes alemães, italianos, austríacos, poloneses e portugueses, e a bicicleta desempenha um papel vital nesse contexto.

Anualmente, ciclistas de todo o Brasil e do exterior convergem para Timbó para percorrer os 300 km do circuito, que atravessa nove municípios. Durante essa jornada, eles têm a oportunidade de apreciar a natureza deslumbrante, a rica cultura, a deliciosa gastronomia e a hospitalidade local.

Foto/ Fonte: Divulgação / Aliança Bike

A cidade também investiu na infraestrutura ciclística, com 40 km de ciclovias e ciclofaixas, beneficiando tanto os cicloturistas quanto os moradores.

Além disso, Timbó tem planos ambiciosos para expandir ainda mais o cicloturismo, incluindo a criação de cinco novas rotas na cidade e em municípios vizinhos, bem como a instalação de uma tirolesa para bicicletas no topo do Morro Azul.

Este título é motivo de grande orgulho para Timbó, celebrando a bicicleta e os ciclistas que a visitam, enquanto reconhece o trabalho dedicado realizado em toda a região. É um testemunho do comprometimento contínuo em promover o cicloturismo e o turismo sustentável nesta encantadora parte do Brasil.

 

 

Imagem em Destaque – Foto/ Fonte: @trilhasconectam