Conheça a história por trás da Domaine de la Romanée-Conti - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça a história por trás da Domaine de la Romanée-Conti

O Domaine de la Romanée-Conti é um ícone indiscutível no mundo do vinho. Localizado na cidade de Vosne-Romanée, na Borgonha, esta vinícola produz alguns dos vinhos mais cobiçados do planeta. Seus vinhedos incluem sete parcelas, destacando-se Romanée-Conti e La Tâche como monopólios da DRC, o que é raro na Borgonha.

A história da DRC remonta ao século 13, quando a abadia de Saint Vivant começou a produzir vinhos notáveis em suas terras. Ao longo dos séculos, passou por diversas mãos até ser adquirida pelo Príncipe de Conti, originando o lendário Romanée-Conti. Sua história envolve intrigas na corte francesa, como o suposto uso do vinho como arma política.

Além da história, a DRC se destaca pelo compromisso com a biodinâmica e a mínima intervenção, respeitando o terroir único da região. Seus vinhedos, situados no coração da Borgonha, oferecem as condições ideais para cultivar Pinot Noir e Chardonnay de qualidade inigualável.

Com uma produção extremamente limitada, raramente ultrapassando 40 mil garrafas por safra, os vinhos da Domaine de la Romanée-Conti são verdadeiras joias, cativando enófilos em todo o mundo. Apesar de sua fama e preço elevado, poucos têm o privilégio de degustar essas obras-primas.