Xlendi, em Malta, traz o primeiro Parque Arqueológico de Águas Profundas do mundo - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Xlendi, em Malta, traz o primeiro Parque Arqueológico de Águas Profundas do mundo

Xlendi, uma pitoresca cidade no sudoeste de Gozo, Malta, fez história ao inaugurar o primeiro parque arqueológico de águas profundas do mundo, conhecido como a “Zona Arqueológica no Mar”. Este empreendimento único agora está aberto para visitantes, oferecendo uma perspectiva única da rica história da região.

Malta, situada no Mar Mediterrâneo, tem uma história fascinante moldada por diversas civilizações, desde os romanos, sicilianos e árabes até os normandos e fenícios. Seu litoral acidentado é uma marca de sua geografia única, repleta de fósseis.

 

O parque arqueológico abrange uma área de cerca de 67.000 metros quadrados no fundo do mar, caracterizada por sedimentos, afloramentos rochosos e recifes de coral extintos, além de objetos arqueológicos, como ânforas gregas. Localizado a profundidades de até 115 metros, o parque é acessível apenas para mergulhadores técnicos experientes, mas há também um museu virtual disponível ao público, permitindo a apreciação do patrimônio cultural da região.

 

O esforço para criar o parque envolveu várias entidades, incluindo a Unidade de Patrimônio Cultural Subaquático da Heritage Malta, a Superintendência de Patrimônio Cultural, o Conselho Local de Munxar e a Universidade de Malta, com o patrocínio da Fundação Malta Airport. Esta iniciativa solidifica o papel de Xlendi como um tesouro cultural subaquático e um destino imperdível para amantes da história e entusiastas de mergulho, tornando a história do mar profundo de Malta acessível a um público mais amplo.