Tocantins entra na Vanguarda do Turismo como um destino multifacetado - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Tocantins entra na Vanguarda do Turismo como um destino multifacetado

A Lei 14.658, sancionada pelo presidente em exercício Geraldo Alckmin e publicada no Diário Oficial da União em 24 de agosto, trouxe uma importante novidade para o estado do Tocantins: a inclusão do estado na Rota Nacional do Turismo. Agora, o Tocantins se destaca como um destino multifacetado, abrangendo diversas categorias de turismo, tais como Aventura, Ecológico, Rural, de Sol e Praia Doce, de Vivência, Cultural, Religioso e Gastronômico.

O objetivo primordial dessa legislação é impulsionar o potencial turístico nacional, reconhecendo e valorizando os ricos atrativos naturais e culturais do Tocantins. Com essa iniciativa, pretende-se estimular o empreendedorismo e a inovação no setor do turismo, fomentando, assim, um crescimento econômico local sustentável e inclusivo.

 

O Tocantins já vinha se destacando como um polo turístico em crescimento, como demonstrado pelo Anuário Estatístico de Turismo de 2022, que revelou que, em 2021, o estado arrecadou mais de R$ 34,6 milhões em receita turística. Isso colocou o Tocantins como a quarta maior arrecadação da região Norte do Brasil, ficando atrás apenas de estados como Pará e Amazonas.

 

O sucesso do turismo no Tocantins está fortemente ligado aos seus atrativos naturais excepcionais, com destaque para lugares como o Jalapão e as Serras Gerais. O estado tem investido na infraestrutura e na promoção dessas atrações, reconhecendo que a natureza deslumbrante é o carro-chefe de seus destinos. A Plataforma Integrada de Turismo, disponibilizada pela Secretaria de Turismo do Tocantins, lista uma ampla variedade de atrações, incluindo fervedouros, rios, cachoeiras e praias de água doce.

 

Além disso, o Tocantins participa ativamente do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC), colaborando com os governos de Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão e Distrito Federal. Essa parceria visa tornar a região mais competitiva no cenário do turismo, promovendo o ecoturismo e o turismo de aventura, e fortalecendo a economia de forma conjunta.

 

Com essa nova legislação e ações coordenadas, o Tocantins está pronto para receber visitantes de todas as partes do Brasil e do mundo, oferecendo experiências únicas em um estado que abraça a natureza, a cultura e a diversidade de maneira excepcional.