Conheça Hydra, ilha grega onde os cavalos ditam o ritmo da vida - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça Hydra, ilha grega onde os cavalos ditam o ritmo da vida

Hydra, a pequena ilha grega de aproximadamente 2.500 habitantes, é um oásis de calma no Mar Egeu, notável por uma característica única: a proibição de carros. Neste pedaço de paraíso, a vida se desenrola ao ritmo suave dos cascos dos cavalos, mulas e burros que servem como principal meio de transporte. Os visitantes que desembarcam no pitoresco porto de Hydra são saudados por esses graciosos equinos, proporcionando uma primeira impressão encantadora da ilha.

A ausência de veículos motorizados, exceto para caminhões de bombeiros, ambulâncias e coleta de lixo, é um traço distintivo da vida em Hydra. Esses animais não são apenas uma parte integrante da cultura local, mas também desempenham um papel essencial na vida cotidiana, transportando desde pessoas até materiais de construção e compras.

 

Harriet Jarman, proprietária da empresa de passeios a cavalo Harriet’s Hydra Horses, encontrou sua conexão com a ilha há 24 anos e decidiu torná-la seu lar permanente. Durante uma crise econômica na Grécia, ela enfrentou a pressão de vender sua égua, Chloe. Determinada a mantê-la, iniciou seu negócio de passeios a cavalo, uma empreitada que não apenas sustentou Chloe, mas também permitiu que compartilhasse sua paixão pelas paisagens deslumbrantes da ilha.

 

As viagens guiadas a cavalo em Hydra proporcionam aos visitantes a oportunidade de explorar mosteiros e praias pitorescas, incluindo a chance de dar um mergulho refrescante ao lado dos cavalos.

 

A escolha de adotar o transporte tradicional puxado por cavalos, conhecido como “cáiques”, homenageia a rica herança da ilha e seu compromisso com a sustentabilidade. Nos séculos 18 e 19, Hydra prosperou como um centro marítimo movimentado, mas a introdução de veículos motorizados no século 20 tornou impossível a circulação de carros nas ruas estreitas e íngremes da ilha. Assim, os residentes abraçaram os equinos como uma solução eficiente para navegar pela paisagem acidentada.

 

A ausência de carros contribuiu para a serenidade inigualável de Hydra, atraindo artistas renomados, como a atriz italiana Sofia Loren, que se apaixonou pela ilha durante as filmagens de “Boy on a Dolphin” em 1957. Elena Votsi, uma designer de joias nativa de Hydra, também se inspira na beleza natural e na ausência de carros da ilha para criar suas peças únicas, combinando artesanato tradicional com estética moderna.

 

A rica história cultural de Hydra é pontuada por visitas e residências de artistas famosos, como Leonard Cohen, que fez da ilha sua casa por vários anos. Em Hydra, a tranquilidade, a beleza natural e a ausência de carros continuam a atrair artistas e viajantes em busca de um refúgio único e inspirador.