Coluna A Beleza do Olhar com Dra. Michelle Dias - Óleos, suplementos e afins no pós-operatório - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna,  Notícias

Coluna A Beleza do Olhar com Dra. Michelle Dias – Óleos, suplementos e afins no pós-operatório

O impacto da alimentação na cirurgia dos óleos, suplementos e afins é algo que devemos discutir. Você sabe como o óleo de cártamo, pílulas de alho, cápsulas de ômega, o gengibre e a cúrcuma podem interferir negativamente na sua cirurgia?

Durante a consulta médica, principalmente quando direcionada para fins cirúrgicos sempre busco elementos que possam interferir no resultado da cirurgia, um dos que conseguimos prever é a probabilidade de sangramento durante e principalmente no pós operatório. Recentemente, realizei a blefaroplastia em uma senhora aparentemente saudável de uns 50 anos mas que teve uma particularidade no pós cirúrgico que foi a demora para reduzir o sangramento (chamamos de hematoma ou aqueles roxinhos no local da cirurgia) e, após cerca de um mês, ainda permanecia resquícios importantes do sangramento.

Foto/ Fonte: Imagem de Freepik

Isso contraria a previsibilidade da consulta pré-operatória e dos cuidados do pós, até que a paciente comentou que usava o óleo de cártamo há mais de um ano. O óleo de cártamo é um óleo vegetal rico em ácido linoléico, um tipo de ácido graxo ômega-6, e é frequentemente comercializado como um suplemento dietético para perda de peso, a finalidade da minha paciente em questão. Contudo, o seu uso interfere na coagulação do sangue, resultando na dificuldade em parar o sangramento induzido pelo corte e processo cirúrgico.

Close-up of doctor examining female patients face for cosmetic treatment

Vários alimentos e suplementos podem interferir na coagulação, geralmente a usamos para este fim… o tal alimento para afinar o sangue e aqui cito: gengibre, alho, cúrcuma, salsão, cebola, ginko biloba, suplementos com Vitamina E, Omega 3 e 6, entre outras substâncias.

É importante relatar sobre suplementos usados inclusive aquela vitamina comprada na ida ao mercado. Na dúvida a avaliação com a nutricionista é muito importante.

Foto/ Fonte: Imagem de Freepik

O resultado cirúrgico é multifatorial, na consulta podemos identificar alguns elementos que podem influencia-lo, mas existem inúmeras variáveis que podem interferir inclusive aquele inocente suco verde de maçã, gengibre e salsão.

 

Dra Michelle Dias
CREMEPE 19346 /CREMESP 233671

Médica Oftalmologista, especialista em Plástica Ocular.

Staff no HOPE – Hospital de Olhos de Pernambuco

Staff no Real Visão – Hospital Português
www.michelledias.vip

81 98139-7839

 

Me acompanhe nas redes sociais:

@dramichelledias

 

* Imagem de Destaque – Foto/ Fonte: Imagem de Freepik