Encante-se com a Terra Mágica do Pequeno Príncipe que inspirou Saint-Exupéry - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Encante-se com a Terra Mágica do Pequeno Príncipe que inspirou Saint-Exupéry

O Castelo de San Carlos, uma mansão mágica às margens do rio Uruguai na Argentina, encantou o renomado autor Antoine de Saint-Exupéry, criador de “O Pequeno Príncipe”. Em 1929, Saint-Exupéry fez um pouso de emergência próximo a Concórdia, onde encontrou as irmãs Fuchs Valon, a quem apelidou de “princesinhas argentinas”. Essa amizade e as experiências vividas ali influenciaram sua obra-prima.

Elementos do Castelo de San Carlos, como a raposa domesticada, cobras e árvores semelhantes aos baobás, encontram-se nas páginas de “O Pequeno Príncipe”. As imagens históricas evidenciam a semelhança entre Edda Fuchs Valon e o protagonista do livro.

O Castelo, apelidado de “castelo lendário” por Saint-Exupéry, foi restaurado pelo município de Concórdia em 2014, após décadas de negligência. Construído em 1888, ostentava 27 quartos, tecnologia avançada da época e luxos trazidos da Europa. A presença de Saint-Exupéry nesse lugar mágico deixou uma marca duradoura, refletida nas páginas atemporais de “O Pequeno Príncipe”.