Acrópole de Atenas terá limitação de visitantes para proteger o passado - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Acrópole de Atenas terá limitação de visitantes para proteger o passado

A Grécia anunciou recentemente medidas para limitar o número de visitantes na icônica Acrópole de Atenas, visando preservar esse tesouro da Antiguidade. Atualmente, o local recebe até 23 mil visitantes por dia, um número considerado excessivo pela ministra da cultura grega, Lina Mendoni.

Para combater a superlotação e garantir a segurança do monumento, um novo sistema de reservas será implementado a partir de abril de 2024. A capacidade máxima será de 20 mil visitantes por dia, com um sistema de cobrança por hora para incentivar a distribuição mais equitativa dos visitantes ao longo do dia.

A Acrópole, uma colina rochosa que abriga ruínas históricas, edifícios e artefatos, incluindo o famoso Templo Partenon, é um dos maiores legados arquitetônicos e artísticos da Grécia Antiga para o mundo, reconhecido pela Unesco. Além de aliviar a pressão sobre o monumento, essa medida também será estendida a outros sítios arqueológicos gregos que operam com bilhetes eletrônicos.

Com isso, a Grécia busca preservar sua herança cultural enquanto oferece uma experiência mais agradável e segura aos visitantes, evitando gargalos e condições desagradáveis que ocorrem devido à alta demanda durante as manhãs.