Explore o Futuro na Nova Bienal Rio Arte e Tecnologia no Museu do Amanhã - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Explore o Futuro na Nova Bienal Rio Arte e Tecnologia no Museu do Amanhã

A primeira edição do Nova Bienal Rio Arte e Tecnologia foi inaugurada no Museu do Amanhã (MAR), no Rio de Janeiro, marcando sua inclusão no calendário cultural do estado. O evento, aberto ao público até 30 de outubro, combina arte e tecnologia, explorando a interação entre ambas. O curador Ricardo Barreto explicou que “Nova” refere-se à estrela Nova, que brilha intensamente devido a explosões periódicas, semelhante ao brilho da fusão entre arte e tecnologia.

Setenta obras de 66 artistas e estúdios de 30 países, incluindo dez do Brasil, estão em exposição. A interação é uma característica fundamental, com obras que incorporam inteligência artificial, realidade virtual, realidade aumentada e muito mais.

Algumas delas desafiam a percepção do espaço urbano, enquanto outras exploram a relação entre saúde e tecnologia. O evento visa mostrar como inovações tecnológicas influenciam novas formas de expressão artística e como essas transformações impactam a sociedade.

A fusão entre o artístico e o tecnológico destaca a complexidade cultural dessas mudanças e promove reflexões críticas sobre seu impacto. É uma oportunidade única para os visitantes explorarem as fronteiras da arte e da tecnologia em um ambiente inspirador.