O renomado artista português Vhils apresenta sua EDP Art Reef - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

O renomado artista português Vhils apresenta sua EDP Art Reef

O renomado artista português Vhils e a empresa de energia EDP colaboraram num projeto pioneiro que resultou na primeira exposição subaquática de arte em Portugal, localizada no largo de Albufeira, no Algarve. A exposição, chamada EDP Art Reef, consiste em cerca de nove a dez peças de arte submersas a aproximadamente 12 metros de profundidade, criando um novo recife artificial.

Vhils descreveu este projeto como o mais complexo e desafiador de sua carreira, devido à necessidade de trabalhar em um ambiente marinho em constante movimento. As obras foram criadas a partir de peças de antigas centrais termoelétricas a carvão e combustível, previamente desativadas. O objetivo principal deste projeto é permitir que a natureza assuma o controle das peças ao longo do tempo.

A exposição não visa apenas a expressão artística, mas também promove a criação de um ecossistema favorável ao crescimento de recifes de coral e à fauna e flora marítimas. As peças foram projetadas para a passagem da fauna local, incluindo corais vivos resgatados e conservados em cativeiro.

Além de seu aspecto cultural, o EDP Art Reef será monitorado para fins científicos e ambientais nos próximos anos. O projeto envolve o apoio de várias instituições, incluindo a Câmara de Albufeira, o Turismo de Portugal e o Centro de Ciências do Mar da Universidade do Algarve, além de licenciamento de órgãos como o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e a Autoridade Marítima Nacional .

Esta iniciativa representa uma fusão única de arte, conservação e ciência, proporcionando uma experiência única para mergulhadores interessados ​​que desejam explorar o mundo subaquático da arte de Vhils.