Brinde aos 280 anos de tradição da Moët & Chandon com a elegância e a autenticidade - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Brinde aos 280 anos de tradição da Moët & Chandon com a elegância e a autenticidade

A renomada casa de champanhe Moët & Chandon celebrou seu 280º aniversário com o lançamento do Collection Impériale Création No. 1, um cuvée de prestígio que substituiu o descontinuado MC111. Este novo vinho é uma impressionante mistura de sete safras distintas, com destaque para o frescor vibrante do Grand Vintage 2013, que compõe 42,5% do blend. As outras cinco colheitas mais antigas do Grand Vintage envelheceram em barricas de carvalho de 50Hl, contribuindo com outros 42,5%.

O chef de cave Benoït Gouez descreveu essas cinco colheitas como 2012, 2010, 2008, 2006 e 2000, cada uma trazendo características únicas ao vinho. O Collection Impériale Création No. 1 é complementado por 15% da safra de 2004, envelhecida em garrafa sobre as borras, revelando um tostado escuro redutor e um final salino.

Este cuvée é notável por ser o primeiro champanhe Brut Nature da Moët & Chandon, sem nenhuma dosagem. Gouez explicou que anteriormente considerava que um vinho desse tipo necessitava de dosagem, mas agora acredita que as versões sem dosagem são as mais autênticas.

O vinho, disponível em garrafas de 75cl, foi lançado por cerca de 200 euros e marca o início de uma série de lançamentos que ocorrerão a cada dois anos até o 300º aniversário da casa. Embora inicialmente disponível em alguns mercados europeus e no Japão, o Collection Impériale Création No. 1 ainda não está à venda nos Estados Unidos, mas promete envelhecer com graciosidade, mantendo sua excelência ao longo do tempo.

Oenothèque