Coluna Sua Saúde em Plenitude com Dra. Daniele Cardoso - Exames Preventivos da Mulher - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna,  Notícias

Coluna Sua Saúde em Plenitude com Dra. Daniele Cardoso – Exames Preventivos da Mulher

É de fundamental importância os Exames Preventivos da Mulher. Nos exames anuais preventivos da mulher, além de exames laboratoriais e colposcopia, estão inclusos os exames de ultrassonografia.

Normalmente, o médico pede ultrassonografia de tireoide com Doppler, de mamas e axilas, abdome total e endovaginal. Cada um deles faz um rastreio diferente de patologias.

Isso é importante porque, com o passar do tempo, lesões podem surgir silenciosamente em alguns órgãos. Sendo assim, o objetivo dos exames de rastreamento é justamente detectar essas patologias em sua fase inicial, fazendo com que o tratamento seja mais efetivo e menos traumático ao paciente.

Woman patient receives thyroid diagnostics. Treatment of thyrotoxicosis, and hypothyroidism. Ultrasound diagnostics of the endocrine system and thyroid

Tumores de tireoide e tumores mamários, por exemplo, podem muitas vezes ser paupados pelo paciente, o que pode dar um direcionamento ao médico radiologista. Já tumores ovarianos costumam ser silenciosos e só detectados em exames de rotina ou quando já há um grande comprometimento da saúde do paciente.

Woman getting ultrasound of a abdomen from doctor in hospital

Já no que diz respeito a região do abdome, muitas são as patologias que podemos detectar precocemente como esteatose hepática (popularmente conhecida como Gordura no Fígado), cálculos na vesícula biliar, cálculos nos rins, lesões pancreáticas, nódulos hepáticos, renais, adrenais e em tantos outros órgãos.

O abdome total também avalia vasos importantes como a artéria Aorta e seus principais Ramos e a veia cava inferior. E, através de mudanças na anatomia dos órgãos, direcionamos nosso raciocínio clínico para tipos de patologias específicas.

Aparelhos de ultrassonografia mais modernos apresentam recursos que permitem ainda avaliar a elasticidade das lesões, o grau de infiltração gordurosa no fígado e, também, no caso de mamas e tireoide, avaliar a presença de microcalcificacoes. Por isso, prevenção é essencial!

 

Dra. Daniele Cardoso (CRM 13063)
Médica Radiologista

SERVIÇO

Av. República do Líbano, 251, Torre 4, sala 1122, Pina, Recife – PE

Telefone 81-4042.2525

@ultraplenna

 

* Imagem de Destaque – Foto/ Fonte: @stefamerpik no Freepik