GWM apresenta futuro da mobilidade tecnologia de célula de hidrogênio
A GWM marcou presença no evento Veículo Elétrico Latino-Americano em São Paulo, onde apresentou seu sistema de célula de combustível de hidrogênio, destinado a veículos pesados e, futuramente, a automóveis de passeio. A tecnologia do hidrogênio, ainda incipiente no Brasil, tem se mostrado promissora, especialmente na China, onde a empresa possui uma subsidiária especializada no ecossistema de hidrogênio.
Os veículos elétricos com célula de hidrogênio representam uma solução promissora para a descarbonização da frota de caminhões pesados, substituindo o diesel. A GWM trouxe componentes para demonstração, como cilindros de hidrogênio, células a combustível do tipo PEM e membranas eletrolíticas poliméricas. Seu sistema comercial da célula a combustível possui uma potência de 110 kW.
O hidrogênio está ganhando destaque como uma solução energética no Brasil, especialmente com projetos de hidrogênio verde, obtido a partir de fontes renováveis, como eletrólise da água com energia solar ou eólica, e a reforma do etanol. A GWM acredita que caminhões movidos a célula a combustível impulsionarão a criação de infraestrutura para abastecimento, e essa tecnologia também poderá chegar a veículos de passeio no longo prazo.
A empresa está desenvolvendo estudos para implementar uma rota de caminhões movidos a hidrogênio no Estado de São Paulo, em colaboração com a InvestSP, agência de promoção de investimentos do governo estadual, como parte da transição energética.