Exposição prestigia 125 anos de Cores, Povo e Paixão Brasileira na obra de Di Cavalcanti - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Exposição prestigia 125 anos de Cores, Povo e Paixão Brasileira na obra de Di Cavalcanti

O Farol Santander São Paulo celebra os 125 anos de Di Cavalcanti com uma exposição inédita, “Di Cavalcanti – 125 anos,” que apresenta um conjunto de obras raras provenientes de coleções particulares de São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Fortaleza. Com curadoria de Denise Mattar, a exposição estará em exibição até 7 de janeiro de 2024, ocupando todo o 22º andar do Farol Santander São Paulo.

Um dos destaques da exposição é a obra “Carnaval” (1929/30), que foi adquirida por um colecionador em Paris na década de 1930 e retornou ao Brasil no ano passado. Esta peça impactante, relativamente desconhecida pelo público, será exibida pela primeira vez em uma grande exposição.

A mostra conta com um total de 45 trabalhos, incluindo um álbum com dezesseis gravuras, que traçam a trajetória artística de Di Cavalcanti de 1920 a 1970, explorando seu tema favorito: o povo brasileiro. A exposição começa com “Fantoches da meia-noite,” um álbum de 1921 realizado por Di Cavalcanti e acompanhado por textos do poeta Ribeiro Couto, que foi editado por Monteiro Lobato e teve um grande impacto à época, marcando o início da Semana de Arte Moderna de 1922.

A exposição “Di Cavalcanti – 125 anos” é uma homenagem ao artista que capturou em sua obra a essência do Brasil, apresentando suas mulheres, festas, sambas e carnavais. Ela oferece uma oportunidade única para apreciar algumas de suas obras-primas e acompanhar sua evolução artística, pesquisas estéticas e opções construtivas.

No Farol Santander São Paulo, o público terá a chance de se conectar com o Brasil vibrante, sensual e romântico que Di Cavalcanti retratou em suas obras, proporcionando uma experiência artística enriquecedora e envolvente.