Explore a magia dos novos tesouros vinícolas de Terroirs Vulcânicos dos Açores - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Explore a magia dos novos tesouros vinícolas de Terroirs Vulcânicos dos Açores

A exuberante paisagem vulcânica da ilha do Pico, nos Açores, agora abriga três novas joias vinícolas com a assinatura do renomado enólogo português, Paulo Laureano. Sob a recém-lançada marca Tarelo, que significa “juízo” nas terras açorianas, Laureano apresenta dois vinhos tranquilos e um licoroso, cada um capturando a essência única do terroir local.

O Tarelo IG Arinto e Verdelho 2019, um blend das castas tradicionais Arinto e Verdelho, é um verdadeiro reflexo do solo de basalto e da influência atlântica. Com produção limitada devido à baixa colheita dessas castas, o vinho se destaca por seu perfil exótico, aromas minerais e uma elegância fresca que perdura no paladar.

Para os amantes da casta ancestral Arinto, o Monumental Arinto 2018 Branco é uma experiência única. Proveniente exclusivamente da Arinto, essa variedade se adaptou perfeitamente aos currais e solos basálticos da ilha, resultando em um vinho pleno de aromas minerais, salinidade e notas cítricas, oferecendo uma jornada sensorial incomparável.

A coroação da coleção é o Potion Licoroso DOC Pico 2003, um licoroso de 20 anos feito a partir de uvas cultivadas em solo vulcânico. Sem adição de álcool, este vinho de sobremesa passa por um longo período de maturação em barricas nas adegas da Curral de Atlantis, apresentando-se como uma verdadeira poção para os paladares mais exigentes.

Em sua recente visita a Curitiba, Paulo Laureano compartilhou sua filosofia minimalista na produção de vinhos durante um almoço no restaurante Cas.cais, a convite da importadora Mise en Place, representante dessas preciosidades na região. Laureano enfatizou a valorização das uvas e a busca por dar identidade e personalidade à produção, destacando-se como um verdadeiro “enólogo minimalista”.

Nessa aula de enologia, ele guiou os presentes pela arte de criar vinhos que expressam autenticidade, respeitando o caráter único de cada uva e terroir. A oportunidade de apreciar esses tesouros açorianos certamente eleva a experiência dos apreciadores de vinho a um novo patamar, proporcionando um mergulho sensorial nas riquezas vinícolas das ilhas atlânticas.