A Oficina Francisco Brennand se reinventa numa celebração à diversidade - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

A Oficina Francisco Brennand se reinventa numa celebração à diversidade

A Oficina Francisco Brennand, localizada na Várzea, Zona Oeste do Recife, marca um marco histórico ao inaugurar, pela primeira vez, exposições de artistas convidados. As mostras “CapiDançaBaribéNois”, de Ernesto Neto, e “Invenção dos Reinos”, com obras de 30 artistas, representam um passo significativo na nova fase de gestão da instituição, agora transformada em Instituto.

Foto: Breno Laprovitera

Destaque para a escultura inédita de Ernesto Neto, renomado artista contemporâneo brasileiro, uma obra gigante de crochê com quase 50 metros de comprimento. Suspensa no galpão Estádio, a instalação é uma homenagem ao Rio Capibaribe e incorpora elementos como cerâmica e especiarias, simbolizando a vida, a natureza e a matéria-prima que caracteriza a obra de Francisco Brennand.

Ernesto Neto, um dos principais nomes da arte contemporânea do Brasil – Foto: Paulo Schettino

A exposição “Invenção dos Reinos” na Accademia apresenta um diálogo entre as obras de Brennand e as de 30 artistas convidados. Com curadoria de Ariana Nuala e Marcelo Campos, a mostra destaca o imaginário de Brennand, que criou cosmologias a partir de suas pesquisas sobre culturas, divindades e santos. A Jurema, uma religiosidade de matriz indígena, serve como ponto de referência, conectando-se com saberes afro-indígenas.

A iniciativa reflete as mudanças no modelo de governança após a transformação da Oficina em Instituto e é uma homenagem póstuma a Francisco Brennand, que fundou o espaço na década de 1970. As exposições, abertas ao público a partir deste sábado (11), contribuem para ampliar o alcance cultural da instituição e promovem a integração entre elementos artísticos, históricos e sociais.