Solar Sal 24 propõe navegação sustentável numa revolução dos mares - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Solar Sal 24 propõe navegação sustentável numa revolução dos mares

O Solar Sal 24, da Belmont Boatworks, é uma inovadora lancha elétrica movida a energia solar, destacando-se como a primeira embarcação de passageiros inspecionada pela Guarda Costeira dos EUA 100% movida a energia solar. Com seus impressionantes 1.440 watts de carga solar provenientes de painéis solares de 360 W, o barco promete um “alcance infinito” ao manter uma velocidade de cruzeiro de 5 nós.

A embarcação possui quatro baterias de lítio Torqeedo Power 24-3500, proporcionando 14 kWh de capacidade de armazenamento a bordo. A energia solar é suficiente para alimentar o motor, eliminando a necessidade de consumir a energia da bateria durante a navegação a 5 nós. Em velocidades mais altas, o barco atinge até 6 nós, com autonomia noturna de 39 km a toda velocidade ou 72 km em velocidade de cruzeiro.

Destacando-se pela capacidade de transportar até 10 passageiros, o Solar Sal 24 oferece uma experiência a bordo única, incluindo cadeiras de capitão, carregadores USB, luzes de navegação, mesa e mais. Equipamentos opcionais, como um Chartplotter de 9 polegadas, âncora, vaso sanitário marinho, entre outros, podem ser adquiridos por um custo adicional.

A lancha é projetada para carregar suas baterias em qualquer lugar, graças aos painéis solares, permitindo atracar em locais remotos. Além disso, destaca-se pela silenciosidade, simplicidade de operação e baixo custo de manutenção. Com um preço atrativo de US$ 135 mil, aproximadamente R$ 660 mil em outubro de 2023, o Solar Sal oferece uma opção acessível no mercado de embarcações movidas a energia solar.