Grande festa marca chegada de mostra de Arnóbio Escorel a ACP - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Grande festa marca chegada de mostra de Arnóbio Escorel a ACP

O Palácio do Comércio se coloriu na última segunda (dia 04) de cores e expressões do dia a dia do Recife em destaque na obra do renomado artista Arnóbio Escorel desembarca com a mostra intitulada “Recife e o Morro: Cenas Urbanas”, na sede da Associação Comercial de Pernambuco – ACP, em grande festa de lançamento.

Com curadoria da nossa editora Ana Cláudia Thorpe, o debut de sua mais recente exposição contou com a presença de vários empresários, amantes das artes e expoentes importantes da cultura na cidade de Recife que foram conferir a imersão no cotidiano das periferias e morros do Recife trazida pelo artista numa explosão de cores e sentimentos.

Conhecido por seu estilo primitivista e maestria técnica com acrílico sobre tela, Escorel apresenta em “Recife e o Morro: Cenas Urbanas” 27 quadros, que capturam a essência dessas comunidades, com destaque para temas que são recorrentes em sua icônica obra como a religiosidade. Esse tema, inclusive, está especialmente ligada ao Morro da Conceição e à devoção à Nossa Senhora da Conceição, nesse período em que se aproxima a homenagem estratégica à padroeira.

A devoção religiosa se expande para além do catolicismo, incluindo a veneração à deusa Iemanjá, orixá feminino regente das águas salgadas, celebrada em dezembro devido ao sincretismo religioso brasileiro. Esse aspecto da mostra, em sintonia com o resgate à ancestralidade da raça negra, conecta-se a diversas manifestações culturais e religiosas.

A mostra “Recife e o Morro: Cenas Urbanas” traz a curadoria da jornalista Ana Cláudia Thorpe com projeto expográfico da arquiteta Graciely Neri, que elaboraram cuidadosamente tudo com o artista de forma a destacar cada nuance do trabalho e das cenas nele representadas. Por isso, vale a pena vivenciar essa experiência única de arte e cultura que pode ser visitada pelo público a partir desta terça-feira (dia 05 de dezembro) até domingo (10), das 09h às 17h, no Palácio do Comércio.