Destilaria da Ilha de Harris celebra seu oitavo aniversário com o Whisky ‘The Hearach’ - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Destilaria da Ilha de Harris celebra seu oitavo aniversário com o Whisky ‘The Hearach’

Na esteira do sucesso do seu gin lançado em 2015, a Destilaria Isle of Harris marca seu oitavo aniversário com o lançamento do seu primeiro single malt, intitulado “The Hearach”. Esta empreitada representa um marco histórico para a ilha, sendo a primeira destilaria legal em sua longa história. A novidade chegou ao mercado em setembro de 2023, incorporando elementos autênticos da Ilha Harris em sua produção e embalagem.

O “The Hearach” é apresentado em uma garrafa oval personalizada, desenvolvida pela Stoelzle Glass, que incorpora inspirações vindas das formações rochosas desgastadas pelo vento e pela chuva da ilha. A textura do vidro evoca o icônico tecido de tweed da região, criando uma experiência sensorial única para os apreciadores de whisky.

A agência de design Stranger & Stranger colaborou com a equipe criativa da destilaria para elaborar o design sofisticado da garrafa, destacando-se as cristas verticais e horizontais que remetem à trama do tecido Harris Tweed. O rótulo, em cinza carvão da Avery Dennison, é enriquecido com folha de cobre da Kurz, refletindo a rica coloração do uísque. Detalhes adicionais, como um padrão gravado que lembra o tecido Harris Tweed, tornam o produto ainda mais distintivo.

A rolha T-Wood da Tapì, em madeira de faia natural tingida e polida, complementa a estética da garrafa, apresentando o logotipo da destilaria e inscrições em gaélico escocês. Uma etiqueta de tira de papel MCC, destacando informações essenciais como o número do lote e informações de procedência, sela a rolha.

A embalagem, projetada pelo Grupo APS, reflete a criatividade e cuidado envolvidos no projeto. A caixa de papelão, que pode ser desdobrada em uma folha plana, é revestida em papel cinza fosco e cobre. O painel frontal é esculpido com a textura padronizada da rocha local, enquanto retratos dos moradores da Ilha Harris adornam os painéis traseiros. Com quatro variações diferentes nos oito primeiros lançamentos, a caixa incorpora um componente diagonal adicional para manter a garrafa no lugar, uma solução engenhosa e elegante.

O whisky Hearach, engarrafado com 46% de teor alcoólico e sem filtração a frio, foi lançado em setembro de 2023 ao preço de 75€, oferecendo aos conhecedores uma experiência única que captura a autenticidade e a rica herança da Ilha de Harris. Este lançamento representa não apenas uma celebração do oitavo aniversário da destilaria, mas também uma homenagem à tradição e à beleza única desta ilha escocesa.