Mendoza brinda à cultura vitivinícola com inauguração da Plaza del Vino - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Mendoza brinda à cultura vitivinícola com inauguração da Plaza del Vino

Na última semana, a cidade argentina de Mendoza, reconhecida mundialmente por sua rica produção vitivinícola, celebrou a inauguração da Plaza del Vino, um novo espaço dedicado ao turismo, educação, eventos e à valorização da cultura do vinho. Este marco, financiado por fundos da província de Mendoza e do governo federal, representa um ponto de encontro para entusiastas da enologia na região.

A praça, que ocupa uma extensão impressionante de quase 1.700 metros quadrados no coração da cidade, entre os edifícios do Ministério da Cultura e Turismo, o Centro de Congressos e a Enoteca regional, visa tornar-se o epicentro do enoturismo local. Seu projeto incluiu a revitalização do espaço, a introdução de um inovador sistema de iluminação e a incorporação de elementos artísticos, como uma escultura que lembra barricas e cachos de uvas, além de mobiliário urbano que harmoniza o moderno com o tecnológico, mantendo sempre a essência da viticultura.

Um destaque da Plaza del Vino é um deck elevado que oferece aos visitantes a oportunidade de observar um vinhedo modelo, abrigando as variedades mais emblemáticas da Argentina, como Malbec, Bonarda, Tempranillo, Torrontés e Chardonnay. Além de proporcionar uma conexão direta com a natureza, esse vinhedo desempenha um papel educativo fundamental.

A inauguração contou com a presença de figuras importantes, como o governador Rodolfo Suarez, a ministra da Cultura e Turismo Nora Vicario, o ministro do Planejamento Mario Isgró, o presidente do Fundo Vitivinícola de Mendoza Bernardo Lanzilotta e o presidente das Vinícolas Argentinas, Walter Bressia.

Durante o evento, a ministra Nora Vicario expressou sua honra em inaugurar esse novo espaço público, destacando a importância da praça como um local de encontro, difusão e homenagem ao universo do vinho, desde produtores e trabalhadores até artistas e consumidores.

A Plaza del Vino já foi incluída pelo Ministério de Turismo e Esportes no programa dos 50 principais destinos turísticos do país. Além de atrair enoturistas, a praça pretende sediar feiras, festivais e fortalecer sua ligação com a Enoteca, a primeira vinícola modelo da cidade do século 19, onde se formaram os pioneiros profissionais mendocinos. Esta iniciativa promete impulsionar ainda mais o prestígio de Mendoza como um destino imperdível para os amantes do vinho e da cultura vitivinícola.