Festival de Vinhos do Gelo no Canadá atrai amantes de vinhos e paisagens deslumbrantes - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Festival de Vinhos do Gelo no Canadá atrai amantes de vinhos e paisagens deslumbrantes

Ao lado das majestosas Cataratas do Niagara, no Canadá, está marcado para janeiro o aguardado Niagara Icewine Festival, uma celebração única dos exuberantes vinhos do gelo. A província de Ontario, lar da maior área de vinhedos do país, abriga a vasta Niagara Peninsula, onde o festival ganha vida, iniciando em 13 de janeiro de 2024 em Niagara-on-the-Lake e estendendo-se até 28 do mesmo mês.

O Icewine, uma raridade produzida em condições naturais específicas, é a atração principal deste evento singular. Canadá, Alemanha e Áustria destacam-se na produção deste delicado vinho doce, que requer temperaturas extremamente baixas e um método de produção paciente e controlado.

A origem do Niagara Icewine Festival é uma história fascinante de inovação. O frio intenso na região de Niagara durante o inverno afastava os turistas das Cataratas congeladas, deixando hotéis, restaurantes e lojas em um período de descanso forçado. Um visionário produtor de uvas e vinhos, percebendo a oportunidade, decidiu atrair visitantes durante a estação fria.

O produtor organizou a colheita das uvas para o Icewine, uma atividade que só pode ocorrer em temperaturas abaixo de zero. Com a participação de hotéis, restaurantes e vinícolas locais, o festival tomou forma rapidamente. Atualmente, quase 40 vinícolas participam do evento, oferecendo uma ampla gama de experiências, desde bailes de gala até refeições harmonizadas com chefs renomados de todo o país e do exterior.

A atmosfera festiva envolve a cidade, as ruas e as vinícolas, com atividades que vão desde competições de esculturas de gelo até bares ao ar livre servindo vinhos em “taças” feitas de gelo. O Niagara Icewine Festival é uma celebração de sabores requintados, arte e entretenimento, atraindo amantes de vinhos e curiosos de todas as partes do mundo.

Em um cenário deslumbrante, os participantes têm a oportunidade de degustar esse néctar quase incomparável, experimentar menus exclusivos harmonizados e participar de eventos únicos, como competições de esculturas de gelo que adicionam uma pitada artística ao festival.

O festival não apenas reaqueceu a economia local, mas também se tornou uma tradição anual aguardada por muitos, transformando a região de Niagara em um destino imperdível para os apreciadores de vinhos e aqueles em busca de experiências memoráveis durante o inverno. O Niagara Icewine Festival é mais do que uma celebração de vinhos gelados; é uma celebração da criatividade, da comunidade e das maravilhas naturais que o Canadá oferece durante a estação mais fria do ano.