Meta Quest 3 desbrava a nova fronteira da realidade mista - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Meta Quest 3 desbrava a nova fronteira da realidade mista

O tão aguardado lançamento do headset de realidade mista, Meta Quest 3, promete revolucionar a experiência de VR e AR para usuários ávidos de tecnologia. Este dispositivo sem fio, projetado para jogos, esportes, shows e muito mais, apresenta uma série de melhorias em relação ao seu antecessor, o Quest 2.

Com 40% a menos em tamanho, o Quest 3 oferece uma experiência mais confortável graças a uma redistribuição de peso inteligente e uma pulseira redesenhada. As novas lentes tipo panqueca e uma roda de ajuste contribuem para reduzir o cansaço visual, tornando o uso prolongado uma experiência mais agradável, inclusive para usuários de óculos.

Os controladores Touch Plus foram redesenhados para serem mais elegantes, naturais e funcionais, proporcionando uma interação mais intuitiva com o ambiente virtual. Além disso, o Quest 3 introduz uma funcionalidade inovadora: a opção de usar as mãos reais para navegar pelos mundos virtuais, embora essa tecnologia ainda esteja em fase inicial.

A passagem de cores, um recurso destacado do Quest 3, permite alternar entre realidade virtual e aumentada com um simples toque duplo no quadro, usando câmeras externas. Isso não só reduz a desorientação ao transitar entre os dois mundos, mas também abre portas para experiências de AR mais envolventes, sobrepondo menus e telas no espaço físico real.

O ecossistema do Quest 3 é reforçado por uma loja de aplicativos robusta, oferecendo uma ampla variedade de jogos, aplicativos de produtividade e acesso a eventos ao vivo inacessíveis de outra forma. Experiências compartilhadas, como as proporcionadas por aplicativos como Horizon Worlds e BigScreen, estão se tornando populares, possibilitando que amigos e estranhos se encontrem em espaços virtuais para diversas atividades.

Os jogos, desde títulos simples até grandes franquias como Assassin’s Creed, aproveitam os recursos de realidade mista do Quest 3, proporcionando uma experiência imersiva. Para aqueles que buscam mais poder, o Quest 3 oferece a opção de conexão com PCs de jogos via cabo ou sem fio, através do padrão Air Link.

Com um preço inicial de US$ 499, o Quest 3 está disponível em duas opções de armazenamento: 128 GB para o usuário casual e 512 GB para aqueles que pretendem usá-lo como seu fone de ouvido principal. Embora a durabilidade tecnológica seja sempre uma incógnita, o Meta Quest 3 surge como um forte concorrente no mercado de headsets de realidade mista, oferecendo uma experiência envolvente e versátil para os entusiastas de VR e AR. À medida que a tecnologia evolui, apenas o tempo dirá se novos padrões serão estabelecidos, mas, por enquanto, o Quest 3 conquista sua posição como um dos melhores headsets disponíveis.