Museu do Amanhã inicia 2024 com exposições e programação vibrante para as Férias - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Museu do Amanhã inicia 2024 com exposições e programação vibrante para as Férias

O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, prepara-se para receber visitantes ao longo de janeiro com uma série de atrações imperdíveis. Inaugurando as festividades, no dia 9 de janeiro, o artista-programador Vamoss apresentará a exposição “Arte de Código Aberto” no Laboratório de Atividades do Amanhã – LAA, em parceria com o Santander. Esta exposição proporciona ao público uma visão única sobre como os programas influenciam aspectos cruciais da sociedade, desde máquinas hospitalares até redes sociais.

Vamoss, doutorando em Artes Visuais pela PPGAV-UFRJ e diretor de tecnologia na SuperUber, utiliza o código como matéria-prima para criar projetos de arte gerativa. Sua exposição é uma oportunidade fascinante para entendermos o papel dos códigos em nosso cotidiano.

Ao final do mês, em 30 de janeiro, o Museu do Amanhã receberá a exposição “Sentir Mundo – Uma Jornada Imersiva”, uma criação do Sensory Odyssey Studio. Essa experiência sensorial levará os visitantes a uma jornada através das florestas, do solo e da vida dos animais, utilizando painéis informativos, sons característicos, cheiros e uma coleção científica de insetos. A exposição é uma versão reduzida de “Odisseia Sensorial”, que estreou em Paris, em parceria com o Museu Nacional de História Natural, e foi exibida em Singapura.

Além das exposições, o projeto “Brincar é Ciência”, apresentado pela ArcelorMittal, animará o Museu com atividades programadas para todas as terças, sábados e domingos de janeiro. Destaque para a oficina em homenagem ao dia do astronauta, oferecendo aos participantes a oportunidade de construir suas próprias naves espaciais e aprender mais sobre a profissão. A programação completa pode ser acessada através do link.

A exposição “Arte de Código Aberto” estará em exibição de 9 de janeiro a 21 de abril de 2024, no Laboratório de Atividades do Amanhã – Museu do Amanhã, de terça a domingo, das 10h às 18h, inclusive feriados. Já a exposição “Sentir Mundo – Uma Jornada Imersiva” poderá ser visitada de 30 de janeiro a 2 de junho de 2024, também de terça a domingo, no mesmo horário.

O Museu do Amanhã oferece a opção de compra de ingressos tanto pela internet quanto na bilheteria do local, proporcionando aos visitantes uma experiência cultural única para começar o ano. Confira abaixo a programação completa de janeiro no Museu do Amanhã:

 

Arte de Código Aberto
Data: de 9/01 a 21/04/2024
Local: Laboratório de Atividades do Amanhã – Museu do Amanhã
Horários de visitação: terça a domingo, das 10h às 18h, inclusive feriados.
Os ingressos podem ser comprados pela internet ou na bilheteria do Museu do Amanhã.

Sentir Mundo – Uma jornada imersiva
Data: 29/01 a 2/06/2024
Local: Museu do Amanhã
Horários de visitação: terça a domingo, das 10h às 18h, inclusive feriados.
Os ingressos podem ser comprados pela internet ou na bilheteria do Museu do Amanhã.

 

Brincar é Ciência
Data: 09 a 30/01/2024 – sempre às terças, sábados e domingos
Local: Museu do Amanhã
Ingressos: preencher formulário
Para acessar a programação completa clique https://museudoamanha.org.br/pt-br/content/brincar-e-ciencia-ferias-de-janeiro#:~:text=Este%20janeiro%2C%20as%20portas%20se,e%20dia%20da%20educa%C3%A7%C3%A3o%20ambiental.