Royal Enfield anuncia a Shotgun 650, sua mais recente adição - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Royal Enfield anuncia a Shotgun 650, sua mais recente adição

Em um evento revelador ocorrido em 12 de dezembro de 2023, a Royal Enfield surpreendeu entusiastas de motocicletas ao apresentar a Shotgun 650, marcando sua quarta incursão no mercado das bicilíndricas. Este novo modelo, que se junta às renomadas Continental GT, Interceptor e Super Meteor, está programado para chegar às concessionárias em todo o mundo a partir de 2024, embora a data oficial de lançamento no Brasil ainda não tenha sido confirmada.

A Shotgun 650 compartilha o motor bicilíndrico de 648 cm³ com refrigeração líquida presente nas Continental GT 650 e Interceptor 650, além de herdar o quadro da Super Meteor 650. No entanto, a motocicleta se destaca por suas características distintas, indo além das diferenças superficiais.

O coração da Shotgun é seu motor, gerando 47 cavalos de potência a 7.250 rpm e 5,4 kgfm de torque a 5.650 rpm, acoplado a uma transmissão de seis marchas. Embora esses números se assemelhem aos de seus predecessores, a Shotgun traz mudanças significativas em suas dimensões, com uma distância entre eixos mais curta, maior distância do solo e um peso em ordem de marcha ligeiramente inferior à Super Meteor 650.

As características de suspensão também foram ajustadas para conferir à Shotgun 650 uma personalidade única. Com uma roda dianteira de 18 polegadas e uma traseira de 17 polegadas, a moto utiliza bengalas Showa Big Piston invertidas na dianteira, com curso reduzido em 33 mm em comparação com a Super Meteor. Os amortecedores traseiros, no entanto, apresentam um aumento de 20 mm no curso.

Os freios permanecem consistentes, com uma pinça de freio flutuante ByBre de dois pistões e discos de 320 mm na dianteira, e uma pinça semelhante com discos de 300 mm na traseira, ambos equipados com ABS de série.

A Shotgun 650 destaca-se pelo design do painel, combinando elementos analógicos e digitais para exibir informações essenciais, incluindo velocidade e indicador de marcha. Além disso, o sistema de navegação Royal Enfield Tripper, conectado via Bluetooth ao smartphone do piloto, e uma porta USB para carregamento são características padrão.

A iluminação completa em LED e a opção de um assento de garupa opcional, além de um suporte versátil que serve como espaço para bagagem, demonstram o compromisso da Royal Enfield com a funcionalidade e a personalização.

Quanto às opções de cores, a Shotgun 650 estará disponível em quatro variantes emocionantes: Branco Stencil, Azul Plasma, Verde Drill e Cinza Sheet Metal. O preço ainda não foi divulgado, mas a moto está programada para ser lançada em todo o mundo ao longo de 2024. Fãs da marca e entusiastas de motocicletas aguardam ansiosos para experimentar a emoção única que a Shotgun 650 promete entregar.