Laranjeiras receberá grande homenagem a José Wilker em belo casarão carioca - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Laranjeiras receberá grande homenagem a José Wilker em belo casarão carioca

O tradicional bairro de Laranjeiras, localizado na zona sul do Rio de Janeiro, está prestes a ganhar um novo espaço cultural que promete se tornar um marco na região: o CineCarioca José Wilker. A escolha do nome é uma homenagem ao renomado ator brasileiro José Wilker (1944-2014), conhecido por sua contribuição significativa para o cinema nacional. O projeto, desenvolvido pela RioFilme, órgão vinculado à Secretaria Municipal de Cultura, prevê a construção de duas salas de exibição, cada uma com capacidade para 66 espectadores, incluindo espaços adaptados para pessoas com deficiência.

O novo cinema está sendo instalado no sexto edifício do conjunto arquitetônico conhecido como Casas Casadas, que já abriga a RioFilme, um centro de estudos e pesquisas da PUC-Rio, e em breve receberá um ponto da Universidade de Oxford, da Inglaterra. A previsão é que a inauguração ocorra em até seis meses, segundo informações da Prefeitura.

O secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, destacou a importância de investir no fortalecimento do circuito de cinemas de rua na cidade, enfatizando a necessidade de preservar o patrimônio cultural. O CineCarioca José Wilker faz parte desse esforço, ampliando a rede CineCarioca, que já possui uma sala no Morro do Alemão, na Zona Norte do Rio de Janeiro.

O projeto abrange uma modernização completa do espaço, com investimentos na parte elétrica, hidráulica, climatização, acústica, sistema de prevenção de incêndio, tecnologia, acessibilidade, rede wi-fi e instalações sanitárias. Além disso, serão realizadas melhorias na bilhetagem e totem eletrônico, iluminação externa, reforma do jardim e da fachada. Todos esses aprimoramentos serão financiados com recursos provenientes da Lei Paulo Gustavo, do governo federal.

O CineCarioca José Wilker não será apenas um local para a exibição de filmes, mas também um espaço cultural multifuncional, com programação prevista para 361 dias por ano, conforme o edital. O objetivo é proporcionar à comunidade não apenas entretenimento cinematográfico, mas também eventos de lançamentos, experimentações estéticas e atividades de vanguarda, em sintonia com a visão e defesa de José Wilker.

As Casas Casadas, onde o novo cinema está sendo construído, são um patrimônio cultural tombado, construído entre 1874 e 1880. Adquirido pela Prefeitura do Rio em dezembro de 1994, o local passou por uma restauração concluída em 2004, tornando-se a sede da RioFilme. José Wilker, que presidiu a RioFilme entre 2003 e 2008, desempenhou um papel fundamental na recuperação e entrega desse espaço à população.

A filha de José Wilker, Mariana de Vielmond, expressou emoção ao saber da criação do CineCarioca José Wilker, ressaltando a dedicação que seu pai tinha pela RioFilme e pela transformação do cinema nacional. A expectativa é que o novo cinema se torne não apenas um local de exibição, mas um verdadeiro ponto de encontro cultural para os moradores de Laranjeiras e arredores.