São Paulo recebe o 4º Festival do Sake em uma jornada sensorial e gastronômica única - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

São Paulo recebe o 4º Festival do Sake em uma jornada sensorial e gastronômica única

Entre os dias 22 e 23 de janeiro, São Paulo será palco da 4ª edição do Festival do Sake, evento dedicado à apreciação da milenar bebida japonesa. O foco do festival é a valorização do sake e a expansão do conhecimento técnico sensorial, atraindo tanto profissionais quanto entusiastas para uma experiência única.

A programação inclui masterclasses gratuitas ministradas por renomados especialistas, com destaque para o professor Haruo Matsuzaki, presidente da Japan Sake Exports Association, que abordará os impactos dos insumos e processos na qualidade sensorial do sake. As aulas teóricas e práticas, realizadas no Nikkey Palace Hotel na Liberdade, contarão com degustações, proporcionando uma imersão completa no universo do sake.

No dia 23, os produtores Shinichiro Shimizu, da Zaku, e Hideyuki Komai, da Hachinohe Shuzo, apresentarão os processos de fabricação de seus premiados saquês, com degustações exclusivas. Ambas as marcas estão entre as melhores do mundo no setor.

O ponto alto do festival serão os jantares magnos de 12 etapas, realizados no Tuju, restaurante de alta gastronomia que reabriu no ano passado. Os menus, preparados por chefs estrelados como Ivan Ralston (Tuju), Edson Yamashita (Ryo Gastronomia e Charm Nomiya) e o chef japonês Yuuki Tanaka (Ise Sueyoshi), oferecerão uma experiência gastronômica única, acompanhada por saquês premium, alguns nunca antes degustados em terras brasileiras.

A organização do evento fica a cargo de Fabio Ota, primeiro brasileiro graduado na Sake Academy da Japan Sake and Shochu Makers Association (JSS) e condecorado Sake Samurai, título máximo concedido a profissionais dedicados à disseminação da cultura japonesa.

O Festival do Sake 2024 promete ser uma celebração única da tradição japonesa, unindo conhecimento, degustação e experiências gastronômicas de alto nível. As masterclasses acontecem no Nikkey Palace Hotel, enquanto os jantares magnos serão realizados no Tuju. As inscrições para as masterclasses podem ser feitas antecipadamente pela Sympla.

Para mais informações e inscrições, acesse:

Evento com Haruo Matsuzaki
Evento com Shinichiro Shimizu e Hideyuki Komai