Casa de Vidro revela a Arte Popular dos Bardi em exposição permanente - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Casa de Vidro revela a Arte Popular dos Bardi em exposição permanente

Em uma iniciativa fruto da parceria entre o Instituto Bardi / Casa de Vidro e o Conselho de Arquitetura e Urbanismo de São Paulo (CAU/SP), uma exposição permanente foi inaugurada, trazendo à luz a vasta coleção de arte popular e tecidos de Lina Bo e P. M. Bardi. A exposição, resultado do “Projeto de Conservação e Expografia: Coleção de objetos e tecidos de arte popular de Lina Bo e P. M. Bardi”, contemplado no edital de chamamento público 006 PAT – Cultural, representa um marco na preservação do patrimônio cultural brasileiro para além das edificações.

Foto/ Fonte: Henrique Luz/ Brasil Fashion News

Em setembro de 2022, arquitetos renomados como Marcelo Ferraz e André Vainer, integrantes da equipe de Lina Bo Bardi, uniram esforços para solucionar questões museais relacionadas à conservação e exposição de objetos de valor cultural e histórico. O projeto concentrou-se na transformação de dois armários na Casa de Vidro, especificamente no conhecido “closet de Lina”, para criar um espaço adequado à exposição permanente da coleção.

Foto/ Fonte: Henrique Luz/ Brasil Fashion News

A mostra reúne centenas de objetos, desde utensílios domésticos e ferramentas até bonecos e cerâmicas, refletindo o apreço do casal Bardi pelo fazer humano, em especial, do povo brasileiro. Essa coleção, que já circulou por importantes museus ao redor do mundo, teve destaque na exposição inaugural da sede do MASP na Avenida Paulista em 1969, intitulada “A Mão do Povo Brasileiro”, com curadoria e design expositivo de Lina Bo Bardi.

Foto/ Fonte: Henrique Luz/ Brasil Fashion News

O projeto não apenas possibilitou a preservação e exposição de objetos antes desconhecidos do público, mas também buscou ampliar a percepção da arquitetura e do papel do CAU/SP na preservação da memória cultural do país. Segundo Renato Anelli, curador do Instituto, a exposição permanente na Casa de Vidro reforça o compromisso do casal Bardi em gerar conhecimento e compartilhá-lo.

Foto/ Fonte: Henrique Luz/ Brasil Fashion News

É importante destacar que o projeto foi idealizado por Anna Carboncini, conselheira do Instituto e responsável pelo acervo dos Bardi por quase duas décadas. Sua contribuição significativa para o projeto é ainda mais notável, considerando seu falecimento em novembro de 2022.

Foto/ Fonte: Henrique Luz/ Brasil Fashion News

A exposição permanente de arte popular e tecidos do casal Lina Bo e P. M. Bardi está aberta à visitação de quinta a sábado, nos horários de 10h, 11h30, 14h e 15h30. Para agendamentos, os interessados podem entrar em contato através do e-mail visita@institutobardi.org.br. Para mais informações, é possível contatar o Instituto Bardi pelo e-mail info@institutobardi.org.br ou pelo telefone 11-3744.9902.

Foto/ Fonte: Henrique Luz/ Brasil Fashion News