Quinta da Henriqueta é o novo refúgio gastronômico dos Açores no Jardim Botânico do Rio - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Quinta da Henriqueta é o novo refúgio gastronômico dos Açores no Jardim Botânico do Rio

No coração do Jardim Botânico, um novo capítulo gastronômico foi inaugurado com a chegada da Quinta da Henriqueta, um restaurante português que combina elegância, refinamento e o autêntico sabor dos Açores, território autônomo de Portugal. Fruto da iniciativa dos proprietários da renomada Tasca da Henriqueta, localizada no Leblon, a nova empreitada busca conquistar paladares com suas receitas clássicas e uma proposta gastronômica mais ambiciosa.

Fabio Wright

O casarão histórico na Rua Lopes Quintas, anteriormente abrigando a Casa Carandaí e o Prosa, foi meticulosamente reformado para dar lugar à Quinta da Henriqueta, mantendo a atmosfera acolhedora, mas agora exibindo toques mais refinados e uma impressionante adega. Desde sua inauguração em novembro, o restaurante tem se destacado como um destino culinário de excelência na cidade.

Foto/ Fonte: CNN Viagem & Gastronomia/ Tomas-Rangel

A influência dos Açores permeia o cardápio, e a conexão pessoal dos sócios com a região é evidente. Diogo Couto, um dos proprietários, tem laços familiares nas ilhas, e sua esposa é natural da Ilha Terceira, uma das pérolas açorianas. Sob a habilidade do chef Carlos Gleyson, a cozinha apresenta uma variedade de pratos que refletem a autenticidade da culinária portuguesa.

Foto/ Fonte: CNN Viagem & Gastronomia/ Tomas-Rangel

Os sabores irresistíveis começam pelas entradas, como os croquetes de leitão desfiado com geleia de laranja e o intrigante pastel redondo recheado de pato confitado, com um toque sutil de molho picante piri-piri. Entre as opções clássicas, destacam-se os camarões à bulhão pato, alheira assada com ovo frito e o inconfundível pastel de bacalhau.

Foto/ Fonte: CNN Viagem & Gastronomia/ Tomas-Rangel

A seção “Memórias dos Açores” traz as alcatras, um cozido de carne bovina, peixe ou polvo, preparado lentamente em panela de barro, uma especialidade popular na Ilha Terceira. Os arrozes, como o de camarão e o de pato, encantam os apreciadores de uma boa paella, enquanto as sete receitas com bacalhau prometem surpreender, com destaques como o lombo em crosta de alheira e o à lagareiro.

Foto/ Fonte: CNN Viagem & Gastronomia/ Tomas-Rangel

A Quinta da Henriqueta não é apenas um restaurante; é uma experiência gastronômica que celebra a tradição e a modernidade da culinária portuguesa. Com um horário de funcionamento que atende a diversos paladares, o local convida a todos para uma viagem sensorial pelos sabores autênticos dos Açores, sem sair do encantador Jardim Botânico do Rio de Janeiro.