Rio comemora com Polo Cultural ItalianoRio os 150 Anos de Imigração Italiana no Brasil - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Rio comemora com Polo Cultural ItalianoRio os 150 Anos de Imigração Italiana no Brasil

No dia 22 de fevereiro de 2024, o Rio de Janeiro celebrou a abertura do Polo Cultural ItalianoRio, um marco na celebração dos “150 Anos da Imigração Italiana no Brasil”. O projeto, uma iniciativa conjunta do Consulado Geral da Itália no Rio de Janeiro, do Instituto Italiano de Cultura do Rio e do Instituto Europeu de Design (IED), é uma homenagem à rica herança cultural deixada pelos imigrantes italianos no país.

Localizado no icônico prédio da Casa d’Italia, no coração do Centro do Rio, o Polo Cultural ItalianoRio abrange quase 500m², oferecendo um espaço revitalizado e multifuncional. Além de servir como uma vitrine para a cultura italiana, o local será palco de exposições de arte, moda e design, bem como eventos gastronômicos, tecnológicos e de inovação. Cursos, seminários e palestras também serão oferecidos, promovendo um intercâmbio intelectual e cultural entre os dois países.

Site da @comunidade_italiana

A primeira exposição temporária a ser apresentada é “1874-2024: 150 anos de amizade e conexão entre Itália e Brasil, juntos rumo ao futuro”. Com um painel de 42m² grafitado pelo artista Bruno Big, a mostra retrata a chegada dos imigrantes italianos e seu papel fundamental no cultivo do café, além de explorar sua influência na formação sócio-cultural da sociedade carioca e brasileira. Paralelamente, no mezanino, será inaugurada a exposição “Dell’Architettura – presença italiana na paisagem carioca”, que apresenta o legado de mestres da arquitetura italiana na cidade, como Ricardo Buffa, Luigi Fossati e Raffaele Rebecchi, através das lentes do fotógrafo Aristides Corrêa Dutra.

Site da @comunidade_italiana

Destaque ainda para a exposição do novo logotipo oficial do 150º Aniversário da Imigração Italiana no Brasil, resultado de um concurso entre alunos das escolas italianas no país. O logotipo, criado por Joshua Azze Distel, de 17 anos, representa um navio, símbolo do meio de transporte utilizado pelos imigrantes italianos em busca de uma vida melhor no “novo mundo”. Com linhas minimalistas, o design incorpora o número “150” no desenho do navio, simbolizando a histórica e cultural conexão entre Itália e Brasil.

Site da @comunidade_italiana

A exposição “Dell’Architettura – presença italiana na paisagem carioca”, além de revelar o legado arquitetônico italiano na cidade, também destaca o talento de Aristides Corrêa Dutra, fotógrafo, artista visual e mestre em Comunicação pela ECO\UFRJ. Suas imagens em preto e branco capturam a essência das joias arquitetônicas do Rio de Janeiro, desde o Edifício Lage na Glória até a Vila Maurina em Botafogo.

Site da @comunidade_italiana

Patrocinado por empresas como Zona Sul, Ternium, TIM Brasil, Illy Café, ITA Airways e Ferrari Trento, o Polo Cultural ItalianoRio estará aberto ao público de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 16h30, até o dia 26 de abril de 2024. Com entrada franca, convida a todos a explorar e celebrar a rica herança cultural ítalo-brasileira no coração da cidade maravilhosa.

Site da @comunidade_italiana