Coluna Decorando com Graciely Nery - O Desafio de Criar o Lavabo dos Sonhos em Qualquer Ambiente - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna,  Notícias

Coluna Decorando com Graciely Nery – O Desafio de Criar o Lavabo dos Sonhos em Qualquer Ambiente

Um desejo bem atual nos projetos de interiores é ter um lavabo dos sonhos! Mas como alcançar esse objetivo se meu apartamento não tem ponto de esgoto previsto? Como acrescentar mais um vaso sanitário? É possível?
Na maioria das vezes sim, desde que você tenha espaço para ajustes de layout e tenha a orientação de um arquiteto para te dar o suporte necessário, que te apresente todas as possibilidades construtivas. Após a determinação do melhor local para sua implantação, vamos analisar quais as possibilidades.

A opção mais usual é fazer a nova tubulação de esgoto a partir de uma já existente. Esse tipo de ajuste se dá através da tubulação de esgoto pelo apartamento inferior, pois a tubulação de esgoto usada na maioria das bacias, é de piso, que atravessa a laje inferior do banheiro. Isso envolve quebrar o piso e refazer a tubulação do seu apartamento, além do ajuste no forro e pintura no do seu vizinho. Essa solução preocupa um pouco pois interfere na rotina de outro apartamento, e seu acesso para a execução do serviço é fundamental. Muitos desistem ai para não causar incômodos ao vizinhos.

Crédito: Pinterest/ Voglia di Ristrutturare

Dependendo do novo layout proposto, quando a alimentação do esgoto pode vir da parede, uma boa opção é a bacia com saída horizontal, estas podem ter aparência das bacia convencionais. São modelos em que o tubo de esgoto da bacia tem uma saída na horizontal, ou seja, na direção da parede. Isso significa que a tubulação de esgoto da bacia sanitária se conecta à parede, em vez de se conectar ao chão, como é o caso das bacias com saída vertical (que são as mais comuns). Dessa forma, você não precisa intervir na localização do ponto de esgoto no piso e com isso, evita intervenções no apartamento do vizinho.

Crédito Divulgação/Graciely Nery

As bacias com saída horizontal também podem ser suspensas. Estas são fixadas na parede, deixando o chão livre e facilitando a limpeza do banheiro. Tem uma estética moderna e minimalista, muito usada na Europa. Elas funcionam de maneira semelhante às bacias convencionais, mas sua instalação é diferente. Essas bacias são instaladas com um suporte especial que é fixado na estrutura da parede. Quanto à descarga, as bacias sanitárias suspensas podem ter caixas de descarga embutidas na parede ou podem ser conectadas a sistemas de descarga convencionais. O importante é definir seu uso de forma antecipada para prever toda a instalação de suporte necessária.

Crédito: Pinterest/ Decor Fácil

E para finalizar o leque de opções, temos o triturador sanitário, no mercado é conhecido mais pelo nome de sua marca. Esse equipamento permite a instalação de um vaso sanitário em locais onde a tubulação de esgoto não está diretamente acessível. Super indicado quando queremos inserir um lavabo ao layout. Sua aparência é de um vaso comum sem a caixa acoplada. De forma simplificada, o funcionamento do triturador faz com que as águas residuais são bombeadas para cima, para alcançar a tubulação de esgoto principal. Sua instalação também precisa de infraestrutura especifica.

Entao, já podemos sonhar com um lavabo? Claro que sim!!! Não esqueça que o importante é contratar um arquiteto para te orientar nas decisões e contar com profissionais qualificados para garantir a instalação perfeita.

SERVIÇO

Graciely Nery
Arquitetura Comercial, Residencial e Interiores
Graciely Nery Arquitetura
F: (81) 988215587 30400131

 

* O Blog Ana Cláudia Thorpe se isenta de qualquer responsabilidade pelo conteúdo do texto, fotos, cabendo esta, de modo exclusivo, ao Colunista.