Pinacoteca explora o universo de Lygia Clark em exposição abrangente - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Pinacoteca explora o universo de Lygia Clark em exposição abrangente

A Pinacoteca de São Paulo abre suas portas para uma experiência única e imersiva na obra da renomada artista brasileira Lygia Clark (1920-1988). A exposição panorâmica, intitulada “Lygia Clark: Projeto para um Planeta”, promete ser o destaque do ano no cenário cultural paulistano.

Com curadoria de Ana Maria Maia e Pollyana Quintella, a mostra apresenta mais de 150 obras que abrangem três décadas da carreira de Lygia, incluindo pinturas, esculturas, trabalhos neoconcretos e experiências arquitetônicas. Um dos pontos altos são as obras interativas, onde o público é convidado a participar ativamente, como os icônicos Bichos, estruturas metálicas dobradiças.

Foto/ Fonte: Divulgação/ Cortesia Adhemar Veneziano

Segundo Jochen Volz, diretor da Pinacoteca, esta é uma oportunidade única para revisitar o legado de Lygia Clark, uma figura essencial que redefiniu a compreensão da arte no Brasil. A exposição também marca um esforço da instituição em promover artistas mulheres latino-americanas, seguindo uma linha de pesquisa desenvolvida ao longo das últimas décadas.

A mostra ocupa sete galerias do edifício Pina Luz, anteriormente palco de outras exposições de sucesso, como a da argentina Marta Minujín. Com uma expectativa de superar o recorde de visitantes de 2023, a Pinacoteca busca consolidar sua posição como um dos principais espaços culturais do país.

Foto/ Fonte: Divulgação/ Cortesia Leo Martins

A trajetória de Lygia Clark é cuidadosamente explorada ao longo das salas da exposição, destacando suas diversas fases e experimentações artísticas. Desde suas primeiras pinturas até suas incursões na psicoterapia através da arte, a mostra revela a genialidade e a inquietação da artista.

Além das obras em si, a exposição também oferece um olhar mais íntimo sobre a vida de Lygia Clark, sua relação com o público e sua busca por uma arte que transcende os limites tradicionais. Amigo próximo da artista, o crítico Paulo Sérgio Duarte relembra momentos marcantes ao lado dela, revelando sua personalidade e sua dedicação à arte.

Foto/ Fonte: Divulgação/ Cortesia Leo Martins

A exposição será complementada por uma nova sala de vídeo, onde será exibido o filme “O Mundo de Lygia Clark”, dirigido por seu filho Eduardo Clark. Esta é uma oportunidade única para mergulhar no universo criativo e visionário de uma das maiores artistas brasileiras do século XX.

Além da exposição de Lygia Clark, a Pinacoteca prepara uma série de outras mostras ao longo do ano, abrangendo diferentes períodos e estilos artísticos. Entre elas, destaca-se a exposição sobre os 60 anos da ditadura militar no Brasil, reafirmando o compromisso da instituição com a reflexão e a memória histórica.

Foto/ Fonte: Divulgação/ Cortesia Associação Cultural O Mundo de Lygia Clark

Os interessados em visitar a exposição podem fazê-lo de quarta-feira a segunda-feira, das 10h às 18h, com entrada no valor de R$ 30,00, sendo gratuita aos sábados. A mostra estará em cartaz até o dia 4 de agosto de 2024, proporcionando uma oportunidade imperdível para apreciar a obra de uma das artistas mais influentes da arte brasileira.