Concertos marcam a abertura da temporada artística 2024 do Rio no Theatro Municipal - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Concertos marcam a abertura da temporada artística 2024 do Rio no Theatro Municipal

O Theatro Municipal do Rio de Janeiro se prepara para abrir suas portas para uma temporada de espetáculos repletos de música clássica e celebração cultural. Dois eventos de abertura, repletos de talento e emoção, prometem encantar o público carioca.

Foto/ Fonte: @riojae_rj

No dia 6 de março, às 19h, a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ) dará início à temporada de 2024 no majestoso palco do Theatro Municipal. Sob a batuta do renomado maestro Tobias Volkmann, a orquestra, residente da PUC-Rio, apresentará um programa que contempla obras de dois gigantes da música clássica: Edvard Grieg e Pyotr Ilyich Tchaikovsky. O concerto contará ainda com a participação do virtuoso pianista Leonardo Hilsdorf como solista, prometendo uma performance memorável.

Foto/ Fonte:  theatromunicipalrj

A OSJRJ, formada por 55 talentosos jovens, a maioria proveniente de comunidades cariocas, celebra uma década de dedicação à música clássica, fruto do projeto Ação Social pela Música do Brasil (ASMB). A diretora da ASMB, Fiorella Solares, expressa orgulho pela trajetória da orquestra, destacando seu papel na vida cultural da cidade.

Foto/ Fonte: Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ)

 

Enquanto isso, no dia 8 de março, também às 19h, o Theatro Municipal recebe a Série Celebrações como parte da temporada artística de 2024. Sob a regência do maestro Felipe Prazeres, a Coro e Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro apresentarão um repertório que inclui obras dos renomados compositores Beethoven, Brahms e Bruckner. Este concerto de abertura, que marca o início das celebrações no Theatro, contará com a participação de solistas de destaque, como o tenor Guilherme Moreira, entre outros talentos.

Foto/ Fonte: Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ)

Além das performances musicais de alto nível, o Theatro Municipal oferecerá ao público palestras prévias aos espetáculos, fornecendo insights sobre as obras apresentadas, inclusive com intérprete de libras, promovendo a acessibilidade cultural. Os ingressos para ambos os eventos já estão disponíveis para venda online no site oficial do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, com preços variados para diferentes setores da plateia, garantindo que o público tenha a oportunidade de desfrutar dessas experiências musicais únicas.

Foto/ Fonte: Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro (OSJRJ)

A temporada artística de 2024 promete ser uma celebração da excelência musical e do talento brasileiro, reafirmando o Theatro Municipal do Rio de Janeiro como um dos principais palcos culturais do país. Patrocinado pela Petrobras e com o apoio de instituições como a Livraria da Travessa e diversas rádios locais, os concertos de abertura são apenas o começo de uma série de eventos imperdíveis que irão encantar e inspirar o público ao longo do ano.