Ranking Liv-ex apresenta classificação dos vinhos finos mais poderosas do mercado - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Ranking Liv-ex apresenta classificação dos vinhos finos mais poderosas do mercado

Ranking Liv-ex surpreende mais uma vez com sua relação criteriosa dos rótulos mais valiosos do mundo do vinho levando em conta diversos critérios mundiais de comércio. Numa prévia do levantamento Power 100, a ser apresentado na edição de dezembro da publicação de negócio de bebidas, mostra que 2022 foi todo sobre a Borgonha, reinando suprema, na primeira vez na história, pelo terceiro ano consecutivo.

É assim que se mostra o Ranking Liv-ex 2022 que conta apenas com vinhos borgonheses e Champagnes. De acordo com o relatório, uma lista anual das marcas mais poderosas no mercado de vinhos finos, produzidas pela Liv-ex em conjunto com a The Drinks Business, o “ímpeto de alta” do ano passado entrou em mais um ano, refletido em uma início contínuo de vinhos comercializados e aumentos de preços.

Assim como 2020 e 2021 é apreciado o reequilíbrio do mercado, com afastamento do Bordeaux, a lista deste ano mostra um maior foco com o Borgonha dominando os rankings. Passou de 24 vinhos no Liv-ex Power 100 em 2017 para 39 em 2022, enquanto Bordeaux fechouu de 53 para 25 no mesmo período. O Bordeaux teve cinco vinhos a menos na lista deste ano, em relação a 2021, enquanto a Borgonha somou seis. Agora está mais alto do que a alta anterior em 2019. Isso vem da confiança do mercado “supercarregada”, “dinheiro pronto e participação de um pequeno lançamento em 2021”, disse o relatório.

Isso significa que, pela primeira vez, não houve rótulos de Bordeaux no top 10. No entanto, embora seu desempenho de preço tenha sido ofuscado por Borgonha e Champagne, o First Growth manteve-se em termos de valor negociado. Enquanto isso, a estrela de Champagne continua a crescer de forma constante, impulsionada pela qualidade e valor, enquanto os EUA e o Rhône também aumentaram o número de vinhos no Power 100 em relação ao ano passado (embora no caso deste último, isso tenha retornado aos cinco tiveram em 2020)

No ranking, os vinhos classificados são com base em vários critérios comerciais, como desempenho de preço (aumento ou queda em relação ao ano anterior), preço médio por caixa e volume de negociação a nível mundial. Em 2022, no top 100, Borgonha emplacou 39 vinhos, com destaque para Domaine Leroy que lidera o ranking pelo terceiro ano seguido e para Domaine Arnoux-Lachaux que saltou 60 lugares para terminar em segundo.

Bordeaux ainda emplacou 25 rótulos no ranking e é a segunda região com mais vinhos, porém, cinco a menos que em 2021, na sequência, Itália com 12, Champagne com 9, Estados Unidos com 8, Ródano com 5, Espanha com 1 e Austrália também com 1 fecham a lista. Ainda em relação ao último ano, Alemanha perdeu seus dois representantes e não teve nenhum rótulo listado. Para quem acompanha a Revista Adega, que comparou o ranking o Liv-ex, com as reviews da própria publicação, o Top 10 ficou assim conforme abaixo:

Domaine Leroy – Borgonha

Domaine Arnoux-Lachaux – Borgonha

Domaine Leflaive – Borgonha

Domaine Armand Rousseau – Borgonha

Domaine Prieuré-Roch – Borgonha

Dom Pérignon – Champanhe

Louis Roederer – Champanhe

Domaine de lá Romanéé-Conti – Borgonha

Domaine Jacques Frederic Mugnier – Borgonha

Krug – Champanhe

Se levarmos em conta apenas o valor da garrafa, Borgonha ainda se destaca com quatro nomes no top 10 e Domaine de la Romanée-Conti liderando a lista que conta ainda com Petrus e Le Pin de Bordeaux, os californianos Screaming Eagle e Harlan Estate, Rayas do Rhône, o Champagne Salon e os Domaines d’Auvenay, Georges Roumier e Armand Rousseau da Borgonha.