Deborah Colker celebra 30 anos da sua Companhia de Dança com ‘Sagração’ - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Deborah Colker celebra 30 anos da sua Companhia de Dança com ‘Sagração’

No retorno triunfante ao local onde tudo começou, a renomada Companhia de Dança Deborah Colker prepara-se para comemorar três décadas de sucesso artístico e inovação. Sob a direção da talentosa Deborah Colker, o palco do Theatro Municipal do Rio de Janeiro será palco não apenas para uma celebração, mas também para uma estreia épica: “Sagração”.

Neste espetáculo, os ritmos brasileiros encontram-se com a música clássica de Stravinsky, trazendo à vida uma narrativa inspirada por visões ancestrais sobre a origem do mundo. Após um processo criativo de dois anos e meio, “Sagração” promete revolucionar as experiências artísticas, combinando a genialidade de Stravinsky com a riqueza cultural e espiritual do Brasil.

Foto/ Fonte: IG/ Companhia de Dança Deborah Colker

Ao longo de seus 30 anos de existência, a Companhia de Dança Deborah Colker acumulou mais de 2 mil apresentações em 75 cidades e 32 países, alcançando um público de mais de 3,5 milhões de pessoas. Para João Elias, diretor executivo e co-fundador da companhia ao lado de Deborah Colker, essa jornada é marcada por um constante espírito de evolução, um tema central que se reflete no novo espetáculo.

A inspiração para “Sagração” veio de uma variedade de fontes, desde a obra de Stravinsky até as visões dos povos originários do Brasil. Deborah Colker mergulhou na cosmovisão dos povos indígenas, incorporando narrativas ancestrais e mitológicas à sua criação, tudo isso enquanto dialogava com referências bíblicas e científicas.

A colaboração com Takumã Kuikuro, cineasta e membro da aldeia indígena Kuikuro, foi fundamental para a construção da narrativa de “Sagração”. Sua história sobre o fogo do Urubu Rei e outras narrativas indígenas tornaram-se elementos essenciais do espetáculo, enriquecendo ainda mais a experiência artística.

A fusão de elementos culturais, música, dança e narrativa resulta em uma experiência única que promete cativar o público. A diretora musical, Angela Elias, trabalhou em estreita colaboração com Deborah Colker para introduzir instrumentos e ritmos brasileiros à partitura de Stravinsky, criando uma trilha sonora vibrante e envolvente.

Foto/ Fonte: IG/ Companhia de Dança Deborah Colker

O cenário, criado por Gringo Cardia, e o desenho de luz de Beto Bruel complementam a jornada visual e emocional do espetáculo, enquanto o figurino de Claudia Kopke dá vida aos seres que habitam essa narrativa mitológica.

Para aqueles que desejam testemunhar essa celebração artística, “Sagração” estará em cartaz no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, de 21 a 24 de março. Os ingressos estão disponíveis online, e o espetáculo é acessível para cadeirantes, proporcionando uma experiência inclusiva para todos os públicos a partir de 10 anos de idade.