Brasília recebe o internacional 3º Fórum Mundial Niemeyer - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Brasília recebe o internacional 3º Fórum Mundial Niemeyer

Brasília, a capital brasileira conhecida por sua arquitetura icônica projetada por Oscar Niemeyer, será o palco do tão aguardado 3º Fórum Mundial Niemeyer, que acontecerá entre os dias 29 de abril e 3 de maio. O evento, que pela primeira vez será sediado na cidade, promete reunir especialistas, autoridades e entusiastas para debater os desafios e metas para um mundo mais sustentável.

Com o tema central “A Revolução Pós – Desafios e Metas para um Mundo Sustentável”, o Fórum abordará uma ampla gama de tópicos, desde arquitetura e design até questões sociais contemporâneas e sustentabilidade urbana. O objetivo é explorar estratégias inovadoras para transformar desafios urbanos em oportunidades tangíveis.

Foto/ Fonte: IG/ forummundialniemeyer

Entre os destaques da programação estão as palestras internacionais, onde mentes brilhantes de diversos países compartilharão suas visões e experiências, além de debates práticos que visam promover a aplicação de ideias em soluções concretas para as cidades do futuro.

Um dos momentos mais aguardados do evento será a apresentação da Carta Niemeyer, um documento significativo que será apresentado à ONU-Habitat, comprometendo-se a moldar o futuro das cidades de maneira sustentável e inclusiva. Este protocolo de intenções envolverá a sociedade civil, governos e profissionais do setor em uma agenda global para os próximos anos.

Foto/ Fonte: IG/ forummundialniemeyer

Além disso, o 3º Fórum Mundial Niemeyer prestará homenagem ao legado do renomado arquiteto Oscar Niemeyer, cujo centésimo décimo quinto aniversário é comemorado este ano. O evento destaca o papel fundamental das cidades como campos de experimentação para o pensamento urbanístico e arquitetônico no século XXI, especialmente em países em desenvolvimento e de língua portuguesa.

O Fórum também visa fortalecer o papel de Brasília como laboratório do pensamento urbanístico e arquitetônico, celebrando a inventividade e maestria do mestre Niemeyer. Com mais de 50 palestrantes e mais de 1.000 participantes esperados, o evento promete ser uma verdadeira imersão de cinco dias de palestras, plenárias e talks interativos.

Foto/ Fonte: IG/pauloniemeyer.oficial

Por fim, o Fórum buscará debater os caminhos do Brasil pós-pandemia, centrando suas discussões nos desafios das cidades contemporâneas, na geopolítica internacional e nos novos paradigmas de reconstrução econômica. Com isso, reforçará o compromisso com a construção de cidades mais tolerantes, sustentáveis e preparadas para eventos de alto impacto.

O 3º Fórum Mundial Niemeyer representa não apenas uma oportunidade de discussão e aprendizado, mas também um compromisso coletivo com o futuro das cidades e do planeta. Para mais informações e inscrições, visite o site oficial do evento em forummundialniemeyer.org.

Foto/ Fonte: IG/ forummundialniemeyer