Embratur e SKY Airline anunciam expansão de conexões aéreas entre Brasil e Chile - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Embratur e SKY Airline anunciam expansão de conexões aéreas entre Brasil e Chile

Em um evento realizado na Embaixada do Chile em Brasília, na terça-feira (19), a Embratur e a companhia aérea chilena SKY Airline oficializaram o lançamento de novas rotas aéreas ligando o Brasil a Santiago, no Chile. A parceria visa fortalecer a conectividade entre os dois países e impulsionar o turismo internacional.

De acordo com o presidente da Embratur, Marcelo Freixo, a aproximação entre o Brasil e o Chile traz vantagens mútuas, considerando que o Brasil é o segundo maior emissor de turistas para o país andino. Santiago, por sua vez, foi o terceiro destino internacional mais procurado por brasileiros na Semana Santa de 2023.

Foto/ Fonte: Divulgação/ Renato Vaz (Site da Embratur) – Marcelo Freixo (Embratur) 

As novas rotas diretas para Santiago partirão de Brasília, Belo Horizonte e Salvador, com previsão de início entre os meses de junho e julho de 2024. Antes da pandemia, mais de 500 mil brasileiros visitavam o Chile anualmente, evidenciando a importância desses novos trajetos para o setor turístico de ambos os países.

A diretora de Marketing Internacional, Negócios e Sustentabilidade da Embratur, Jaqueline Gil, e a secretária executiva do Ministério do Turismo, Ana Carla Lopes, estiveram presentes no evento, junto com representantes da SKY Airline e o embaixador do Chile no Brasil, Sebástian Depolo Cabrera.

Foto/ Fonte: Divulgação/ Renato Vaz (Site da Embratur) – Mayra Kohler (SKY), Ana Carla Lopes (MTur), Sebástian Depolo Cabrera (Embaixada do Chile no Brasil); Marcelo Freixo (Embratur) e Jaime Fernandez (SKY)

Durante o anúncio, o presidente da Embratur expressou gratidão pela parceria e destacou o crescimento significativo do número de chilenos visitando o Brasil, com um aumento de 126% em 2023. Ele ressaltou que o turismo é um importante gerador de emprego e renda, além de promover a sustentabilidade.

O embaixador do Chile no Brasil enfatizou a importância da conectividade entre os países como uma necessidade compartilhada e comemorou o compromisso da SKY Airline com o mercado brasileiro. A gerente de Assuntos Corporativos e Sustentabilidade da SKY, Mayra Kohler, também ressaltou a colaboração público-privada como essencial para o desenvolvimento do setor.

Foto/ Fonte: Site da Embratur

Além disso, o gerente de vendas da companhia aérea chilena, Jaime Fernandez, anunciou que os aviões da SKY operam com uma frota mais sustentável, reduzindo as emissões de CO2 em até 60%. Essa iniciativa reflete o compromisso da empresa com a sustentabilidade ambiental.

Em números, o Brasil recebeu 77.221 turistas chilenos em janeiro de 2024, um aumento significativo em relação ao mesmo período do ano anterior. O Chile retornou ao patamar pré-pandemia em 2018 como o terceiro maior mercado emissor de turistas para o Brasil, evidenciando a retomada do fluxo turístico entre os dois países.

Foto/ Fonte: Site da Embratur

Com a adição dessas novas rotas, a conectividade entre o Brasil e o Chile se fortalece, oferecendo mais opções de viagem e impulsionando o turismo internacional. A expectativa é de que essas parcerias e iniciativas continuem a promover o intercâmbio cultural e econômico entre as nações irmãs.