Conheça o Chardonnay 2022 da UVVA, um orgulho brasileiro - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça o Chardonnay 2022 da UVVA, um orgulho brasileiro

A Vinícola UVVA, localizada na deslumbrante região da Chapada Diamantina, conquistou mais uma vez os holofotes internacionais ao receber uma medalha de ouro no prestigiado evento Vinalies Internationales 2024. Realizado na primeira semana de março em Cannes, na França, o evento é reconhecido como uma das principais avaliações mundiais de vinho, contando com a chancela de órgãos internacionais como a OIV (Organização Internacional do Vinho), sendo organizado pela Associação de Enólogos Franceses.

O vinho premiado foi o Chardonnay 2022, uma verdadeira expressão do terroir brasileiro, segundo o enólogo Marcelo Petroli. Caracterizado por sua natureza não barricada, o Chardonnay 2022 captura de forma autêntica o caráter distintivo deste novo terroir brasileiro. Este é o segundo ano consecutivo em que a UVVA é reconhecida no Vinalies; na edição de 2023, o Cabernet Sauvignon Safra 2019 recebeu uma medalha de prata.

Foto/ Fonte: IG/ Vinícola UVVA

Com 16 rótulos brasileiros premiados, predominando os espumantes, a conquista da Vinícola UVVA reafirma o crescente reconhecimento internacional da qualidade dos vinhos produzidos no Brasil. “Estamos imensamente felizes por mais uma vez sermos reconhecidos ao lado de outras vinícolas brasileiras em eventos internacionais, promovendo a qualidade e o potencial do vinho brasileiro para o mundo”, comentou Fabiano Borré, CEO e fundador da UVVA.

Foto/ Fonte: IG/ Vinícola UVVA

Fundada em março de 2022, na região da Chapada Diamantina, a Vinícola UVVA possui 52 hectares de vinhas localizadas a mais de 1.100 metros de altitude, aos pés da Serra do Sincorá. Com um microclima tropical único, caracterizado por temperaturas amenas no inverno e uma grande amplitude térmica durante o dia, especialmente durante a época da colheita, a UVVA se destaca por seu solo franco-argilo-arenoso, conferindo aos vinhos da vinícola uma frescura distintiva, acidez elevada e uma autenticidade equilibrada e elegante.

Foto/ Fonte: IG/ Vinícola UVVA

Além da produção de vinhos de qualidade, a UVVA oferece visitas guiadas por enólogos, incluindo degustações, e possui um restaurante, o Arenito, que serve uma cozinha contemporânea. A vinícola já recebeu reconhecimento em premiações internacionalmente respeitadas, como o Guia Descorchados, James Suckling, Decanter World Wine Awards, Challenge International du Vin e International Wine Challenge.

Foto/ Fonte: IG/ Vinícola UVVA

Com mais uma medalha de ouro no Vinalies Internationales 2024, a Vinícola UVVA reafirma seu compromisso com a excelência e sua contribuição para elevar o padrão dos vinhos brasileiros no cenário internacional.