SP–Arte celebra 20 anos de vanguarda na cena cultural brasileira - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

SP–Arte celebra 20 anos de vanguarda na cena cultural brasileira

A SP–Arte, maior feira de arte do hemisfério sul, comemora duas décadas de existência, marcando um ponto crucial na cena cultural nacional e internacional. Desde sua fundação em 2004 por Fernanda Feitosa, o evento tem sido um pioneiro, mostrando resiliência e criatividade ao longo dos anos.

Ao longo das últimas duas décadas, a SP–Arte não apenas se estabeleceu como uma plataforma destacada para a promoção da arte contemporânea do Brasil e do mundo, mas também influenciou significativamente a formação de acervos de museus e coleções particulares de renome. Artistas de destaque mundial, como Ai Weiwei, Damien Hirst e Jeff Koons, já participaram do evento, deixando sua marca na história da feira.

Foto/ Fonte: Divulgação/ Flickr SP–Arte 2023

O compromisso da SP–Arte em impulsionar o mercado de arte brasileiro é evidente através de iniciativas como o programa de doações, que incentiva colecionadores e expositores a adquirirem e doarem obras de arte essenciais para a formação de acervos de importantes instituições artísticas do país. Nos últimos dez anos, mais de 170 obras foram incorporadas por museus como a Pinacoteca de São Paulo, o Masp e o MAM-SP, graças a essa iniciativa.

 

Além de ser uma plataforma para a exposição e comercialização de obras de arte, a SP–Arte também se destaca por seu compromisso em promover o intercâmbio entre galerias, artistas, curadores e pesquisadores. Programas como o Laboratório Curatorial e o Solo proporcionaram oportunidades para jovens curadores e artistas emergentes desenvolverem e exibirem seus projetos, contribuindo para a profissionalização do setor.

Para marcar sua 20ª edição, a SP–Arte reunirá mais de 190 expositores no Pavilhão da Bienal, incluindo galerias de arte, estúdios de design, editoras e instituições culturais. A programação diversificada incluirá conversas com artistas, lançamentos editoriais e audioguias temáticos, oferecendo uma experiência imersiva para os visitantes.

Foto/ Fonte: Divulgação/ Flickr SP–Arte 2023

Entre os destaques desta edição estão galerias nacionais como Fortes D’Aloia & Gabriel, Raquel Arnaud e Gomide&Co, que apresentarão obras de artistas renomados e emergentes. Além disso, galerias internacionais como Continua, Galería de las Misiones e Herlitzka & Co. também estarão presentes, enriquecendo ainda mais a diversidade artística do evento.

O compromisso da SP–Arte com a sustentabilidade também é evidente neste ano, com a introdução do Estande Vivo, dedicado a questões ambientais, e a participação da Vivara como patrocinadora master, trazendo o Vivara Art Box para a feira.

Foto/ Fonte: Divulgação/ Flickr SP–Arte 2023

Como parte das celebrações, a SP–Arte também sediará o leilão Arte para Arte, organizado por Adriana Varejão e Pedro Buarque de Holanda, em benefício de seis organizações sem fins lucrativos. O leilão contará com obras de renomados artistas brasileiros, oferecendo uma oportunidade única para colecionadores e entusiastas da arte.

Com uma agenda repleta de atividades culturais, a SP–Arte promete ser uma celebração verdadeiramente extraordinária da arte, cultura e criatividade, consolidando ainda mais seu papel fundamental na cena cultural brasileira e internacional.

Foto/ Fonte: Divulgação/ Flickr SP–Arte 2023