Descubra o impacto sustentável e inclusivo da Oiamo na Semana de Design de Milão 2024 - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Descubra o impacto sustentável e inclusivo da Oiamo na Semana de Design de Milão 2024

Durante a prestigiada Semana de Design de Milão 2024, a Oiamo Design, sob a liderança do designer gaúcho Tiago Braga, faz sua estreia internacional em duas exposições de destaque, consolidando o reconhecimento do design brasileiro pela excelência e compromisso com a sustentabilidade. Sob o tema provocativo “Is One Life Enough?” no Isola Design Festival, e apresentando “Coccoloba” no Interni Fuorisalone, a Oiamo demonstra seu comprometimento com a inovação, o artesanato e a preservação cultural.

Foto/ Fonte: Divulgação/ Oiamo Design

Na exposição “Is One Life Enough?” no Isola Design Festival, a Oiamo destaca seu projeto emblemático “Fio das Águas”, uma coleção de luminárias que reutiliza redes de pesca de camarões, transformando-as em peças de arte funcional. Esta iniciativa não só promove a sustentabilidade ambiental, mas também resgata e valoriza as tradições culturais da região sul do Brasil, envolvendo diretamente a comunidade local na produção.

Foto/ Fonte: Divulgação/ Oiamo Design

A escolha da Oiamo para participar deste evento de prestígio evidencia o reconhecimento internacional do impacto positivo de seu trabalho, tanto em termos de sustentabilidade quanto de inclusão social. O projeto “Fio das Águas” não apenas reduz o descarte de resíduos plásticos nas águas da Lagoa dos Patos, mas também promove oportunidades econômicas sustentáveis para a Colônia de Pescadores de São Pedro.

Foto/ Fonte: Divulgação/ Oiamo Design

Além disso, na exposição “Coccoloba” no Interni Fuorisalone, a Oiamo apresenta sua mais recente criação, os bancos Turi, demonstrando mais uma vez sua habilidade em combinar design contemporâneo com materiais tradicionais e técnicas artesanais. Localizada na Western Lodge da Università degli Studi di Milano, esta exposição destaca a versatilidade e a originalidade do design brasileiro, oferecendo uma experiência única aos visitantes.

Foto/ Fonte: Divulgação/ Oiamo Design

* Foto/ Fonte da Imagem de Destaque: Divulgação/ Oiamo Design