 
	Grande Museu Egípcio tem sua construção concluída perto das Pirâmides de Gizé
Destinado a tornar-se o maior museu do mundo dedicado a uma única civilização, o tão aguardado Grande Museu Egípcio teve sua construção concluída, estando localizado a pouco mais de um quilômetro das Pirâmides de Gizé.

Foto: Divulgação/The Grand Egyptian Museum
Exibindo mais de 5.000 artefatos, seu projeto teve origem em um concurso internacional de arquitetura realizado em 2003, vencido pelo escritório Heneghan Peng Architects, com sede em Dublin, que posteriormente colaborou com a Arup e a Buro Happold. Situado em um planalto desértico formado pelo Nilo, o edifício irradia em direção às pirâmides, com seu eixo visual alinhado às três estruturas antigas. As linhas radiais de suas paredes e telhado criam uma forma de leque que ecoa a forma das pirâmides, mas sem rivalizar com sua altura.

Foto: Divulgação/The Grand Egyptian Museum
No coração do museu, encontra-se uma escadaria de seis andares revestida com artefatos monumentais, que conduz os visitantes cronologicamente pela história do Egito, desde o Período Pré-Dinástico até a era copta. A jornada culmina no último andar, onde estão as exposições permanentes da Galeria de Tutancâmon, antes de se abrir para uma vista panorâmica das pirâmides. Desenvolvido em parceria com os arquitetos paisagistas da West 8, seus extensos jardins evocam a beleza exuberante do Vale do Nilo.

Foto: Divulgação/The Grand Egyptian Museum
A luz natural é utilizada sempre que possível, embora isso deva levar em consideração as questões de conservação, sendo empregada principalmente em áreas que abrigam artefatos mais resistentes. Também inclui uma das maiores instalações de conservação e pesquisa do mundo, com 17 laboratórios especializados conectados ao edifício principal por meio de um túnel subterrâneo. Esses laboratórios protegem o vasto patrimônio do Egito, desde papiros e têxteis frágeis até esculturas, cerâmicas e restos mortais humanos.
 
	 
	
			
			
	



