Coluna Fique em Forma com Cláudio Vidal - Uma nova visão das caminhadas - Blog Ana Cláudia Thorpe
Fique em Forma com Cláudio Vidal

Coluna Fique em Forma com Cláudio Vidal – Uma nova visão das caminhadas

“Só consigo pensar quando caminho. Minha mente só funciona com minhas pernas”.

Jean Jacques Rousseau

 

“Todos pensamentos realmente grandiosos são concebidos enquanto se caminha”

Friedrich Nietzschp

 

Estudos comprovam que andar a pé expande os nossos poder cerebral, intensifica o fluxo de sangue para a cabeça, amplia a dimensão do hipocampo, onde memórias são armazenadas, melhora o desempenho cognitivo, promove o nascimento de novos neurônios e principalmente de novas ideias. O estudo de Stanford demonstrou que andar a pé por apenas 20 minutos, até mesmo numa esteira, provocou um aumento médio de 60% na geração de propostas inovadoras e exercício de criatividade, mas muito além desse aumento, trata traumas e promove alívio psicológico para emoções complexas.

“Todos os dias, caminho para perto um estado de bem-estar e para longe de todas as doenças. Eu mesmo caminhei para meus melhores pensamentos, e não conheço nenhum pensamento tão pesado que não possa ser afastado caminhando. Assim, se continuarmos caminhando, tudo ficará bem”

Soren Kierkegaard

 

Mais de 100 anos após esse filósofo dinamarquês, a psicóloga Francine Shapiro descobriu um interessantíssimo mecanismo neurológico. Nos anos 70, durante suas longas caminhadas, começou a perceber que alguns de seus pensamentos mais perturbadores começaram a de repente, perder seu poder negativo, descobriu também tratamentos psicológicos EMDR (aquele que faz o paciente balançar os olhos de um lado para o outro), eles desativam a amígdala, o centro de detecção de ameaças.

O andar, mesmo devagar e sem propósito libera energia para a mente vaguear livremente onde precisa e fazer associações inesperadas, mas necessárias. Caminhar traz saúde!

Cláudio Vidal é Profissional de Educação Física, com função de Avaliador Físico e Personal Trainer.

Instagram @claudiovidal.personal

Email claudio1personal@gmail.com

Contato 81 992925166