Jardim Botânico de Nova York promove exposição com obras da artista plástica Yayoi Kusama
Com mais de 50 obras que serão exibidas nas galerias e nos jardins do espaço dedicado a natureza, foi anunciado que a artista plástica japonesa Yayoi Kusama, que é mundialmente conhecida por realizar uma mistura de diversas artes como colagens, pinturas, esculturas arte performática e instalações ambientais, ganhará uma exposição ao ar livre no Jardim Botânico de Nova York.
Yayoi Kusama
Ocupando uma área de mais de um milhão de metros quadrados no Bronx Park, o prestigiado Jardim Botânico é um dos primeiros dos Estados Unidos, e abriga um dos maiores acervos laboratoriais de espécimes vegetais, recebendo agora a exposição que possuirá curadoria de Joanna Groarke e Mika Yoshitake.
Jardim Botânico de Nova York
Jardim Botânico de Nova York
A marca registrada da artista é sua obsessão por pontos e bolas, o famoso poá, e através da mostra, que foi apelidada de “Kusama: Cosmic Nature”, o Jardim pretende fazer o público compreender como os artistas se inspiram na natureza para concretizar suas mais famosas obras.
A japonesa de 91 anos, desde criança sabia que queria seguir a carreira artística, e suas criações trabalham com influências do minimalismo, da pop art, do surrealismo e do expressionismo abstrato, o que a concretizou como uma das mais importantes de sua área, com exposições que reúnem hordas de fãs ao redor do mundo.
Em particular, a mostra realizada pelo Jardim Botânico é uma mistura de esculturas, flores, pinturas e instalações pontilhadas de bolinhas, incluindo uma verde e interativa que foi nomeada de “Obliteration Room”, onde os visitantes podem cobrir o espaço em branco com adesivos em formato de flor.
Com os ingressos à venda até 30 de junho, o evento perdurará até 31 de outubro, com entrada apenas com hora marcada, onde várias peças estreiam, apresentando ícones da adolescência e parte da produção dos tempos em que Yayoi viveu em Nova York.