Maior museu de arte de Londres reabre ao público com mostra interativa de Alice no País das Maravilhas
Dispondo de uma coleção permanente superior a 4,5 milhões de objetos, o Victoria and Albert Museum é talvez o maior museu de arte decorativas e design, localizado em Londres, com coleções que mostram mais de 5.000 anos, desde os tempos antigos até o presente, e para a sua grandiosa reabertura, apresentará ao público uma exposição interativa com o tema da famosa obra filme Alice no País das Maravilhas.
Foto: Divulgação
Fundado em 1825, o V&A Museum possui 5,1 hectares e um acervo distribuído em 145 galerias, e a sua mais recente exposição reúne trajes teatrais, cenas de filmes, fotos, caricaturas, manuscritos originais e instalações diversas explorando as origens, adaptações e reinvenções da famosa história lançada em 1865 por Lewis Carroll.
Foto: Divulgação
A chegada já é extremamente interativa, onde o visitante, para conseguir acesso a exposição, precisa subir uma escada escura com setas apontando em todas as direções, representando a queda da heroína na toca do coelho, chegando enfim ao porão do museu.
Foto: Divulgação
Combinando efeitos sonoros e visuais com uma cenografia avançada, é possível realizar um passeio no jardim de rosas da Rainha de Copas, em uma sala escura com o sorriso do Gato Risonho, admirar um tabuleiro de xadrez e a mesa onde o Chapeleiro Maluco e a Lebre de Março tomam chá.
Foto: Divulgação
A mostra também analisa as origens do romance e a influência da sociedade vitoriana em seu mundo, dividindo a exposição em cinco partes, onde as três últimas tratam da influência do personagem no surrealismo e nos anos 60, com a transposição do mito em balés e peças e o fascínio de Alice por meios de se reinventar.
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação