Ile de France celebra 70 anos com brinde a sua história
Prestes a alcançar seus 70 anos de existência, o restaurante Ile de France celebra aniversário com degustações especiais de vinhos e whiskies para marcar sua história em Curitiba. A casa promove assim uma semana com programação especial com vagas limitadas para essa experiência de enogastronomia. “Queremos que muitas pessoas venham brindar o aniversário do Ile e nada melhor que boa comida e boa bebida para celebrar”, diz a sócia Marcia Oliveira.
Desta forma, o restaurante reforça sua história e memória na cidade e junto ao público, mostrando a prova viva de que a tradição pode se manter intacta, mesmo diante das mudanças e efeitos inevitáveis do tempo. O restaurante que resgata a culinária francesa – em novo endereço desde o final de 2021 – passou a servir almoços aos domingos a partir do dia 10 de julho de 2022, data marcante para a comunidade francesa, que celebra a Queda da Bastilha no dia 14 do mesmo mês.
A história do Ile de France começou antes mesmo da sua fundação, quando Emile Decock e sua esposa Janine, habitantes da Normandia, na França, vieram ao Brasil, em 1948, em busca de novas oportunidades. Na época, a região foi afligida pela guerra. Aqui, o casal, já familiarizado com a vida de negócios, abriu o café Normandia e iniciou a tradição gastronômica da família Decock no país. Durante cinco anos, a casa do Ile de France foi na movimentada Rua Dr. Muricy. Mas foi na praça 19 de Dezembro que o restaurante francês se tornou um marco para uma geração de curitibanos. É o que afirma a sócia-gestora, Marcia Oliveira: “O Ile fez parte da história de muita gente da cidade. Todo mundo tem uma história, comemoração ou brinde em que o restaurante esteve presente como plano de fundo”.
“Quando soube que a casa ia fechar as portas, pensei que isso não podia acontecer, porque o Ile é um patrimônio desta cidade. Por muitos anos manteve o título de melhor restaurante de Curitiba. Essa história não poderia ser apagada”. A gestora, então, elaborou um plano de negócio, com a participação de outros dez sócio-investidores, para manter a tradição viva. Desta forma, o Ile de France ganhou uma nova estrutura, no nobríssimo bairro do Batel, com mais segurança e acessibilidade. E, desde então, voltou ao radar das pessoas e vem atingindo novos públicos, pois há muito o restaurante vinha caindo no esquecimento popular. “A tradição, que envolve histórias das famílias de Curitiba, está viva. Queremos que o Ile continue trazendo memória afetiva, resgatando essa coisa gostosa de sentar ao redor de uma mesa bem posta.”
Por isso, quem entra no Ile hoje dá de cara com um ambiente aconchegante, que mantém a elegância do antigo endereço. As paredes da recepção são cobertas por pedaços de memórias, que incluem fotografias antigas, documentos e recortes de jornais da coleção do próprio Emilie. A mudança traz mais vigor e estrutura para o restaurante, mas sem perder nunca a tradição. Cadeiras, mesas, luminárias restauradas – e até uma réplica perfeita da lareira da antiga sede -são algumas das marcas que provam que o Ile quer manter viva a sua história.
Agora, o restaurante promove essa celebração especial com degustações de vinhos e whiskies, entre os dias 06 e 10 de fevereiro, na qual os clientes estão convidados a participar e, dessa forma, intensificar a relação Brasil e França por meio enogastronomia. O cardápio continua o mesmo, com algumas inclusões que serão feitas em breve, mas sempre com o cuidado e atenção para manter a tradicionalidade da culinária francesa. “A gastronomia é importante, – o padrão Ile de France como chamamos – mas fazer o nosso cliente se sentir bem, com aconchego, comida bem preparada e um atendimento primoroso, tudo isso numa estrutura encantadora, não tem preço.”, finaliza Marcia.
Como as vagas limitadas, os interessados devem fazer sua reserva antecipadamente pelo telefone ou WhatsApp: (41) 3223-9962 para aproveitar a programação das degustações, lembrando que as refeições não estão incluídas, mas todos os clientes estão convidados a permanecer para o jantar.
Degustação de vinhos e whiskies do Ile de France em Curitiba
06/02 – SEGUNDA-FEIRA – 19h
Especialista em vinhos franceses, o franco-brasileiro Jean Claude Cara desembarca direto da França para falar sobre “Vinhos de Guarda e suas características”. Jean é autor do livro Vinhos da Borgonha no qual desmitifica os vinhos e a cultura da região, sua especialidade. A degustação inclui os rótulos: Dame Claudette Marie Brut Méthode Traditionnelle, Bourgogne Hautes Côtes de Nuits 2004 Blanc, Éléphant Rouge 2018 e Bourgogne Hautes Côtes de Nuits 2001. O valor será de R$ 290 por pessoa, incluindo a palestra, degustação e canapés. As vagas são limitadas, o jantar não está incluído na degustação e requer reserva antecipada.
07/02 – TERÇA-FEIRA – 19h
O enófilo Guilherme Rodrigues conduz o bate-papo sobre os renomados vinhos Louis Latour. Fundada em 1797, a família Latour se dedica à viticultura desde o século XVIII (mesmo antes da fundação da vinícola). Todas as uvas dos vinhedos próprios do Domaine Louis Latour são vinificadas na histórica cuverie construída em 1834, a primeira adega planejada construída na França e a mais antiga ainda em operação. Para a degustação gratuita, a Equipe Mise en Place (responsável pela marca no Paraná), selecionou cinco rótulos especiais: L. Latour Marsannay Pinot Noir, L. Latour Valmoissine Pinot Noir, L. Latour Brouilly , L. Latour Chablis e L. Latour Pouilly Fuisse.
08/02 – QUARTA-FEIRA – 19h
Luiz Roberto Ratto, autodidata e apaixonado pelo mundo do whisky, com muitas viagens no portfolio e contatos na Escócia, compartilha curiosidades, histórias, detalhes e lendas de uma bebida clássica que sempre esteve muito presente na história do Ile de France. Ele conduzirá uma degustação de Single Malt, contando sobre as regiões produtoras da Escócia. Confira os rótulos e as respectivas regiões para a degustação: Ardberg (Islay) – 10 anos; Talisker (Island) – 10 anos; Glenlivet (Speyside)- 12 anos; Glenmorangie (Highland) – 12 anos; Glenkinchie (Low Land) – 12 anos.
09/02 – QUINTA-FEIRA -19h
O proprietário da vinícola Villaggio Bassetti, José Eduardo Bassetti, conversa com os clientes sobre “O Terroir de Altitude e suas características”. Eleita a Vinícola do Ano em 2022 pela Wines of Brazil Awards, a VB possui vinhedos implantados entre 1.267 e 1.320 metros sobre o nível do mar. As variedades francesas (Pinot Noir, Syrah, Merlot, Sauvignon Blanc e Cabernet Sauvignon) se adaptaram muito bem e exibem complexidade e elegância num mesmo terroir. Na oportunidade, os participantes serão convidados a degustar gratuitamente cinco rótulos: Sauvignon Blanc, Syrah GIO, Ana Cristina Pinot Noir, Merlot DIO e Primiero.
10/02 – SEXTA-FEIRA – 19h
A proprietária da Vinícola Legado, Heloíse Merolli fala sobre o encantamento da produção de espumantes. A Legado é uma vinícola boutique que elabora vinhos finos e espumantes premiados e de alta qualidade em seu terroir, cultivando uvas viníferas a 1.040 m de altitude a apenas 27km de Curitiba, dentro dos princípios de sustentabilidade, criando vinhos únicos e autênticos.
Serão degustados quatro rótulos: Surlies, Flair Brut Rosé, Flair Brut Branco e Cuvée Leticia. A degustação é gratuita e será harmonizada com queijos nacionais. Vagas limitadas!
SERVIÇO
Quando: de 06 a 10 de fevereiro, 19h
Onde: Restaurante Ile de France (Avenida do Batel, 1550 espace 4 – Batel)
Onde: Avenida do Batel, 1550 espace 4 – Batel
Contato: (41) 3223-9962
Instagram: @iledefranceoficial (https://www.instagram.com/iledefranceoficial/)