Que tal curtir uma experiência banhada a vinho no Matetic - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Que tal curtir uma experiência banhada a vinho no Matetic

Localizada no Vale do Rozario, a cerca de 100 quilômetros (cerca de 1h20min) de Santiago, a Vinícola Matetic não é só uma empresa produtora de bons vinhos no Chile como possui um complexo com infraestrutura completa que acomoda viajantes de todas as idades. Por isso, é um roteiro interessante para quem viaja para o exterior e é prioridade para 42% das pessoas que circulam pela região. E isso não é à toa, pois pesquisa da Amadeus mostra que esse desejo é visto antes dos gastos com moda, restaurantes e artigos de luxo.

Aqueles com planos de aventura e amantes do vinho podem colocar o Chile em seu radar. A razão para isso é que um dos passeios que não podem faltar no roteiro são as visitas às vinícolas. Neste contexto, a Vinícola Matetic entra em cena por ser um dos melhores lugares para vivenciar e conhecer a produção dos famosos vinhos chilenos. Com um complexo de 10 mil hectares, 140 são dedicados exclusivamente à viticultura. Dividida em quatro vinhedos, a região inclui as seguintes variedades: chardonnay, gewürztraminer, pinot noir, riesling, sauvignon blanc e syrah. As variedades são utilizadas nas quatro fileiras da vinícola chilena.

Contudo, vale ressaltar que a aclamada vinícola possui três rótulos com nota acima de 96 pontos na escala Robert Parker – a mais alta para análise de vinhos. Isto significa que Matetic Syrah 2013, Matetic Syrah 201 e EQ Limited Edition Sauvignon Blanc 2018 são vinhos excepcionais com uma personalidade profunda e complexa, com todas as qualidades que se espera de uma bebida. Claro, a maior diferencial da coleção Corralillo, por exemplo, é que é feito um corte para cada safra, buscando o maior equilíbrio na taça. Ao mesmo tempo, destaca-se o EQ com taninos ainda jovens, mas com um sabor redondo e aveludado e intenso. Para os fãs de bebidas exclusivas, os vinhos EQ Limited Edition são feitos a partir de uvas selecionadas e o vinho é feito com técnicas tradicionais, resultando em pequenos lotes.

A linha Matetic tem uma produção limitada a 300 garrafas por ano. Aqui, as uvas syrah amadurecem lentamente e oferecem sabores únicos e intensos. Por esse e outros pontos que visitar a Vinícola Matetic envolve diversos atrativos entre os quais estão realizar um passeios para conhecer os sabores do Chile acompanhado por um guia bilíngue (espanhol e inglês), na qual os visitantes podem conhecer melhor a terra local e os processos agrícolas orgânicos e biodinâmicos utilizados na vinícola; degustar os premiados vinhos da linha Corralillo e EQ e descobrir suas características e diferenças; contar com alojamento de alta classe Matetic boutique hotel La Casona, que é uma antiga mansão colonial do século 20 que foi completamente renovada; aproveitar a rica gastronomia no restaurante Equilibrio, que serve pratos de peixe, marisco, carne e vegetarianos, que vão bem com os vinhos. Há também um menu infantil especial para viajantes com crianças pequenas.

Crianças são bem-vindas Matetic que é uma das poucas vinícolas do Chile que aceita crianças, oferecendo uma variedade de atividades disponíveis em toda a propriedade. O mais popular entre eles é a oportunidade de participar de um passeio biodinâmico com os pais. Para os mais pequenos, ao invés do vinho, são oferecidos diferentes sucos. É possível ainda conhecer as práticas sustentáveis ​​do enoturismo orgânico e biodinâmico que envolvem, por exemplo, os refrigerantes são 100% orgânicos e biodinâmicos. Isso significa que todo o processo de produção, desde o plantio da uva até a colheita e produção do vinho, é baseado no equilíbrio da natureza – solo, clima, trabalhadores e até animais são vistos como um único ecossistema. As frutas são cultivadas, colhidas e armazenadas sem pesticidas, fertilizantes e conservantes químicos. Mais informações no site https://turismo.matetic.com