Exposição sobre bolsas em Londres reúne peças de luxo raras - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Exposição sobre bolsas em Londres reúne peças de luxo raras

O museu de Londres Victoria & Albert Museum inaugurou sua primeira exposição desde o início da pandemia. A mostra batizada de ‘Bags: Inside Out’, explora funcionalidade, status e o artesanato do acessório mais querido da moda. A curadoria do evento é da dra. Lucia Savi com patrocínio da grife Mulberry.

A exposição reúne 300 modelos de bolsas das mais variadas grifes, como Off-White, Chanel, Stella McCartney, Gucci, Louis Vuitton, Dior, além da marca turca Manu Atelier. Como destaque, está o primeiro modelo da bolsa Birking, criada para Jane Birkin e concedida à mostra por um colecionador. Entre outros exemplares icônicos estão a caixa vermelha de Winston Churchill e um modelo da marca Launer, pertencente a Margaret Thatcher.

A mostra é dividida em três partes. A primeira, Função e Utilidade, aborda a evolução das bolsas enquanto um objeto prático e capaz de guardar outros itens – indo de uma bolsa para guardar a máscara de gás da Segunda Guerra Mundial, até uma uma mala restaurada da Louis Vuitton do início do século 20.

Na segunda parte, Status e Identidade, o foco é na forma como o acessório se tornou uma peça central na cultura das celebridades, além de sua presença na elite política e social. Nessa parte, um dos destaques é a bolsa Lady Dior, lançada em 1995 e rebatizada após o sucesso nas mãos da princesa Diana.

O processo de produção, desde o esboço até a venda, é o tema da terceira e última parte, chamada de Design e Fabricação. O espaço apresenta a engenharia nos processos produtivos das marcas líderes no segmento e um filme que mostra a fabricação das peças da Mulberry.

A mostra vai até o dia 12 de setembro de 2021.